Dons Espirituais

I Co. 12:1-12 – Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

Portanto vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.

Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas: e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

  • Palavra de sabedoria
  • Palavra de ciência (conhecimento)
  • Cura
  • Operação de maravilhas
  • Profecia
  • Discernir os espíritos
  • Variedade de línguas
  • Interpretação de línguas
  • Dons
  • Ministérios
  • Operações

Deus quer que entendamos os aspectos relativos aos dons espirituais, e que cobicemos com inteireza os melhores dons, e que entremos no caminho sobremodo excelente dos frutos do Espírito. Devemos suplicar a Deus por esses dons. É algo muito sério ser batizado no Espírito e mesmo assim, ficar acomodado; viver um dia após outro no mesmo nível espiritual é uma tragédia. Precisamos estar dispostos a negar a nós mesmos para receber a revelação da verdade de Deus e assim, receber a plenitude do Espírito. Apenas isso satisfará a Deus, e nada menos que isso deve nos satisfazer.

Sim, existe um poder, uma benção, uma convicção, uma paz na presença do Espírito Santo. Você pode sentir Sua presença e saber que Ele está com você. Você não precisa passar nem uma hora sequer sem esta íntima compreensão da Sua presença santa.

É impossível se superestimar a importância de ser cheio do Espírito. É impossível andar na luz como na luz Ele está, subjugar reinos, operar a justiça e amarrar satanás a menos que estejamos cheios do Espírito Santo.

Precisamos ser cheios do Espírito Santo para ter a revelação plena do Senhor Jesus Cristo.

O mandamento de Deus é para que sejamos cheios do Espírito. Não estaremos bem se tivermos o cálice apenas cheio; precisamos ter um cálice transbordante todo o tempo. É uma tragédia não viver em toda plenitude. Cuide para que você nunca viva de maré rasa.

Alguns crêem nos dons, e na profecia, mas usam esses dons sem o poder do Espírito Santo. Devemos olhar para o Espírito Santo a fim de que nos mostre a aplicabilidade dos dons, para que servem, e quando usá-los, de modo que não venhamos a usar os dons sem o Seu poder.

Um homem que é cheio do Espírito Santo, ainda que não tenha consciência de possuir qualquer dom do Espírito, pode ter a manifestação dos dons por Seu intermédio.

Qualquer homem que esteja pleno de Deus, cheio do Seu Espírito, pode, a qualquer hora, ter qualquer um dos nove dons manifestado através dele, mesmo que ele não saiba que possui algum dom

Se você recebeu os dons do Espírito – e eles são bênçãos, jamais os use, sob qualquer circunstância, sem o poder de Deus sobre sua vida. Algumas pessoas usam o dom da profecia sem o toque de santidade, e entram pelo reino natural, trazendo ruína, causando insatisfação, despedaçando corações e entristecendo congregações. Não busque os dons, a menos que se proponha submeter-se ao Espírito Santo. Eles devem se manifestar apenas no poder do Espírito Santo.

É correto buscar com zelo os melhores dons. Mas você tem que admitir que o mais importante é ser cheio do poder do Espírito Santo. Você nunca terá problemas com pessoas que são cheias do Espírito Santo. Mas terá muitos problemas com as pessoas que possuem dons e não tem nenhum poder. Deus não quer que nos escondamos atrás de qualquer dom. Ele quer que sejamos cheios do Espírito Santo, e que o próprio Espírito se manifeste através dos dons. Quando o nosso real desejo é a glória do Deus único, podemos buscar a manifestação de todo dom necessário. Glorificar a Deus é melhor do que idolatrar os dons.

Nós preferimos o Espírito de Deus a qualquer dom. Procuremos a Trindade na manifestação dos diferentes dons. Os dons são diferentes, mas o Espírito é o mesmo. Podemos ter direções diferentes, mas o mesmo Senhor. Diversidade de operações, mas o mesmo Deus operando tudo em todos.

Você pode imaginar o que significará o nosso triúno Deus manifestar-se em Sua plenitude nas nossas igrejas?

É maravilhoso estar cheio do poder do Espírito Santo, para que Ele sirva aos Seus próprios propósitos através de nós. Através de nossos lábios, expressões espirituais fluem, nossos corações se regozijam, e a nossa língua se alegra. É um poder interior que se manifesta em expressão exterior. Jesus Cristo é glorificado. A medida que sua fé nEle é avivada, do seu interior fluirão rios de água viva. O Espírito Santo se derramará através de você como um grande rio de vida e milhares de pessoas serão abençoadas porque você quebrantado será um canal por meio do qual o Espírito poderá fluir.

A coisa mais importante, o que conta mesmo, é ser cheio do Espírito Santo, cheio até transbordar. Qualquer coisa menos que isso é ofensivo a Deus. Somos ordenados por Deus a sermos cheios do Espírito, e à medida que falhamos nesta área, nos afastamos do Seu plano. A vontade do Senhor é que andemos de fé em fé, de glória em glória, da plenitude ao transbordamento.

Não é bom estarmos sempre pensando no passado. Devemos caminhar para uma posição na qual ousemos crer em Deus. Ele revelou que quando o Espírito Santo descesse sobre nós teríamos poder. Eu creio que há uma avalanche do poder de Deus a ser liberada se nós tão somente percebermos a visão.

Certa vez Paulo escreveu: “mas passarei as visões e revelações do Senhor”. Deus nos colocou numa posição na qual espera que recebamos Sua revelação do maravilhoso fato – Cristo em nós – e o que isso realmente significa. Só podemos assimilar Cristo plenamente, quando estamos cheios e transbordando do Espírito de Deus.

Nossa única garantia contra a inclinação da nossa mente carnal, contra a qual nada podemos fazer por nós mesmos, é estar mais e mais cheios do Espírito de Deus, ficando encantados nas visões e revelações do Senhor. O motivo pelo qual eu enfatizo a importância da plenitude do Espírito Santo é levá-los além de todos os pensamentos humanos para a plenitude da visão, numa revelação plena do Senhor Jesus Cristo: – você quer descansar?

Descanse em Jesus. Você quer ser salvo de tudo quanto o diabo tem criado nestes últimos tempos? Receba e continue na plenitude do Espírito Santo, e Ele estará sempre revelando a você que tudo o que nos é necessário está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Desejo enfatizar a importância do ministrar do Espírito e da manifestação do Espírito que é dada a todo o homem para um fim proveitoso. A medida que você se entrega ao Espírito do Senhor, Ele derrama poder sobre seu intelecto, sobre seu coração, e sobre sua voz.

O Espírito Santo tem poder para revelar Cristo e projetar a visão de Cristo sobre os véus do seu pensamento. E assim Ele usa a sua língua para glorificá-lo de uma maneira que você jamais poderia fazer sem o poder do Espírito.

Creio que quando o Espírito de Deus está sobre você e o impulsiona a falar como Ele lhe concede, será sempre para a edificação.

Quem prejudica a reunião de oração? O homem que começa pelo Espírito e termina na carne. Aprenda a parar imediatamente quando a unção do Espírito se afastar.

O Espírito Santo tem ciúmes. Seu corpo é o templo do Espírito Santo. Mas Ele não encherá o templo para a glória do homem, somente para a glória de Deus. Você não tem licença para continuar alem do “Assim diz o Senhor”.

É da vontade de Deus que a congregação seja tão livre quanto possível. E não se deve interferir na obra do Espírito. Se o fizermos, certamente teremos problemas. Temos que buscar em Deus sabedoria para não interferir ou reprimir o Espírito ou extinguir o poder de Deus quando Ele se manifesta em nossas reuniões. Se você quer ter uma congregação cheia de vida, você precisa ter uma congregação onde haja a manifestação do Espírito. Poucos comparecerão se não houver manifestação. Precisamos buscar em Deus uma graça especial para não tornemos atrás, atentando para as coisas sob um ponto de vista natural.

O pregador, depois que perde a unção, deveria arrepender-se e acertar-se com Deus para recuperá-la de novo. Sem a unção do Espírito de Deus ficamos impotentes.

Enquanto vivermos, vamos precisar dos nossos corpos. Porém, nosso corpo é para ser usado e controlado pelo Espírito de Deus. Devemos apresentar nossos corpos santos e aceitáveis diante de Deus, que é o nosso culto racional. Cada membro do nosso corpo deve estar tão santificado a ponto de funcionar harmonicamente com o Espírito de Deus. Nossos próprios olhos devem ser santificados. Desejo que meus olhos possam estar tão santificados que possam ser sempre usados para o Senhor. O Espírito de Deus nos constrangerá a uma compaixão pelas almas que serão testemunhadas por nossos próprios olhos.

Deus nunca mudou a ordem das coisas. Primeiro vem o natural, depois o espiritual. Por exemplo, quando está em seu coração orar, você começa no natural e sua segunda palavra será provavelmente sob o poder do Espírito. Você começa e Deus vai terminar. O mesmo acontece quando nos expressamos sob o poder do Espírito. Você sente o move do Espírito em si, e começa a falar e o Espírito de Deus se expressará em mistérios. Milhares de pessoas perderam bênçãos maravilhosas porque não tiveram fé para ir além do natural. Não tivera fé que o Senhor as levaria ao reino do sobrenatural. Quando você recebe o Espírito Santo recebe o Dom de Deus e com ele todos os dons espirituais. Paulo aconselhava a Timóteo a despertar o dom que havia nele. Você tem poder para despertar o poder de ação de Deus há dentro de você.

Para despertar o dom que há dentro de nós, começamos pela fé. E depois o Senhor dá continuidade ao que for necessário a ocasião que se apresenta. Você jamais começaria a obra de Deus a menos que estivesse pleno de Deus. Quando nos rendemos à timidez e receios simplesmente nos entregamos a satanás. Ele cochicha: “é tudo carnal”. Mas ele é um mentiroso.

Quando um homem está cheio do Espírito não tem idéia daquilo que possui. Somos tão limitados em nossa percepção daquilo que recebemos!

O único modo de conhecer o poder que nos foi concedido é através da manifestação do Espírito de Deus. Quanto mais próximos estamos de Deus mais conscientes ficamos da pobreza do ser humano e clamamos como Isaias: “estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros”. Porém o Senhor traz o Seu sangue precioso com brasas vivas para nos purificar, nos refinar e nos enviar para trabalhar para Ele, habilitados pelo seu Espírito.

Deus enviou esse derramamento para que nós fôssemos levados a revelação de nossa filiação – que somos filhos de Deus. E homens de poder. E também que devemos ser como o Senhor Jesus Cristo, ter a autoridade de filhos e poder de dominar a fraqueza. O batismo do Espírito santo é para nos fazer filhos de Deus com poder. Devemos ter consciência de nossas limitações humanas. Mas nós não limitaremos Aquele que é Santo, que veio para habitar em nós. Precisamos crer que desde que o Espírito Santo veio sobre nós, somos, de fato, filhos de Deus com poder. Nunca diga que você não pode. Todas as coisas são possíveis aos que crêem. Se Entregue totalmente e creia que Deus tem tudo para você e que você pode todas as coisas Naquele que o fortalece.

O segredo do poder é a revelação de Cristo todo poderoso, a revelação de Deus que veio para permanecer em nós.

Exemplo de Pedro e João com o paralítico à Porta Formosa.

É tudo no Nome de Jesus. A partir daí começou a operação de Deus. Você começa pela fé e depois vê o que acontece. No inicio fica oculto em nós, mas à medida que temos fé em Deus, Ele se apresenta. O poder não vem de nós, mas de Deus. Não há limites para o que Ele vai fazer. Tudo se resume em você crer em Deus.

“Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra de sabedoria”.

Sempre devemos ter em mente a importância de nunca se esperar os dons do Espírito à parte do Seu poder. Ao almejar os melhores dons, almeje a plenitude de Deus e Sua glória, de modo que quando houver a manifestação dos dons, Ele seja sempre glorificado. Não sabemos e não podemos conhecer tudo o que pode ser produzido pela manifestação da palavra de sabedoria. Uma palavra de sabedoria de Deus, um lampejo de luz sobre a Palavra de Deus é o bastante para nos salvar de mil laços. As pessoas constroem sem uma Palavra de Deus e caem no laço. A palavra de sabedoria é que pode levá-los aos planos de Deus para as suas vidas.

One thought on “Dons Espirituais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...