Comunhão

“Lançando sobre Ele todo o vosso cuidado, porque Ele tem cuidado de vós” — 1 Pedro 5:7.

Isto significa exatamente o que é dito. Leitor cristão, não deve haver nenhuma restrição entre você e o Amante de sua alma. Ele deseja ter, e manter com você, termos mais íntimos com Ele mesmo, do que com qualquer outra criatura. Ele está sempre acessível, e nunca muda em Seus sentimentos para com você. Ele deseja que você faça dEle o seu “Amigo”: não somente seu Consolador, mas seu Confidente — Aquele em cujo ouvido (e o único) você deve derramar os próprios segredos do seu coração. Ele deseja que você, de uma maneira completamente simples e natural, como uma criança vindo à sua mãe, derrame em Seu ouvido cada uma das pequenas tristezas, preocupações e desapontamentos; quando molestado por qualquer inquietação na alma, tais como um sentimento de frieza de coração para com Ele, oprimido por uma falta de fé, ou por causa de seus pensamentos tão freqüentemente perambulantes, quando você está tentando meditar sobre as coisas divinas, ou nas orações; venha a Ele, diga-Lhe tudo sobre isso, se descarregue diante dEle: lance “todo vosso cuidado sobre Ele”, não retenha nada quando algo lhe irritar, perturbar sua compostura de mente e paz da alma: quando alguém lhe disser ou fizer algo que faça com que um ressentimento se levante dentro de você, e você achar difícil perdoar; vá e diga ao Senhor sobre isso: confesse a Ele que isto não deve ser assim, que você se envergonha de si mesmo, e peça a Ele para colocar Sua mão apaziguadora sobre você, e lhe dar um espírito perdoador. Ou suponha que algo nos arranjos domésticos “tenha dado errado”, algo que você não possa ajudar: talvez o leiteiro ou o padeiro esteja atrasado, ou o fogão não está cozinhando como desejaria, e você esteja perturbado: vá a Ele, diga a Ele sobre isso, lance este “cuidado” sobre ele. Você não pode “cansar” ao Senhor.

É o santo privilégio do cristão cultivar a mais familiar conversa com Cristo. Nada honra mais a Ele, nada O deleita mais, porque isto é dar a Ele Seu verdadeiro lugar na sua vida diária. A “vida cristã” não é a coisa vaga e mística que o não-salvo considera ser, e que alguns pregadores têm feito as pessoas pensar que é. Não, ela é uma coisa intensamente prática e bendita. É o orgulho (totalmente inesperado) que impede tantos de manter esta simples e infantil conversa e comunhão com Cristo. As pessoas estão prontas para Lhe chamar quando coisas grandes (na avaliação delas) as confronta, quando surgem algumas necessidades realmente urgentes. Mas as coisas pequenas (?), eles procuram carregar e resolver por si sós. Mas a Palavra de Deus diz, “em tudo sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Filipenses 4:6).

Dissemos acima que é o “orgulho” que impede o cristão de lançar todo (todos) o seu cuidado sobre Cristo. A prova disto é declarada no verso imediatamente precedente (1 Pedro 5:7): porque lá, nós lemos, “Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte”. É uma coisa humilhante para a nossa carne soberba, para a nossa auto-suficiência, para a nossa razão arrogante, sentir a verdade das palavras de Cristo: “sem Mim, nada podeis fazer” (João 15:5) — de uma maneira aceitável a Deus. Mas é uma bendita coisa para o coração quando somos trazidos ao lugar de completa dependência consciente do Senhor para tudo. Este é o lugar de descanso, alegria e vitória. Possa o Senhor Se agradar de adicionar Sua benção a estas poucas linhas.

O Cuidado do Senhor pelo Seu Povo

“Lançando sobre Ele todo o vosso cuidado, porque Ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). Que descanso perfeito nós recebemos, quando chegando ao Senhor Jesus, tomamos Seu jugo sobre nós, o jugo que Ele mesmo uma vez levou, e que Ele agora amorosamente impõe sobre todos do Seu povo. Oh, ele é um jugo leve e um fardo suave. O amor alegremente aceita o que o AMOR INFINITO impõe. Nós então somos satisfeitos em saber que todo interesse nosso é inexprimivelmente precioso para Ele: que cada cabelo está contado: cada lágrima é posta em Seu cálice, e que cada suspiro é notado. Nada pode causar dano àqueles que Ele guarda como a menina de Seus olhos. Nosso único perigo é que começamos a planejar por nós mesmos e, assim, virtualmente nos tiramos de Suas mãos. Ele nos trará, seja qual for o custo de sofrimento para nós, a nos submeter ABSOLUTAMENTE às Suas mãos amorosas e perfeitamente seguras.

Traduzido por: Felipe Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...