Doutrina dos batismos

A nossa vida é como uma árvore que tem que ter raízes bem profundas para não cair ao chão quando o vento sopra mais forte.

Assim, é muito importante estarmos bem enraizados nas doutrinas rudimentares de Cristo, para não sermos derrotados na vida, quando o diabo nos atacar com ventos de problemas.

Hb. 6:1,2 – “Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento de obras mortas e de fé em Deus. E da doutrina dos batismos e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos e do juízo eterno”

BATISMO EM CRISTO – Batismo para salvação

BATISMO NAS ÁGUAS – Batismo para consagração a Deus

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO – Batismo para o poder de Deus

BATISMO COM FOGO – Batismo para a santificação

1 – BATISMO EM CRISTO – NO CORPO DE CRISTO

I Co. 12:12,13 – “Todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo (…) e todos temos bebido de um Espírito.”

A – BATISMO EM CRISTO

É o nascer de novo. No dia em que aceitamos Jesus como nosso Salvador fomos batizados em Cristo, mergulhados em Cristo.

B – NASCER DE NOVO

Jo. 3:1-3 – “E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes se Deus não for com ele. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.”

Nicodemos era um príncipe dos judeus, era mestre em Israel (sabia muito da Bíblia e ensinava na igreja = sinagoga), mas não era salvo. Salvação não vem por se freqüentar a Igreja, mas sim pelo NOVO NASCIMENTO.

Jesus disse que quem quiser entrar no reino de Deus, tem que nascer de novo. A Bíblia ensina que o homem é um espírito, tem uma alma e vive dentro de um corpo (I Ts. 5:23). O que tem de nascer de novo não é o nosso corpo mas sim o nosso espírito.

Jo. 1:12 – ” Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome.”

PARA NASCER DE NOVO É PRECISO:

– Acreditar no coração que Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Salvador, que morreu por nós na cruz, levando com Ele todos os nossos pecados, e que ressuscitou de entre os mortos.

– Arrependimento dos seus pecados, voltando as costas aos caminhos errados.

– Receber a Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal, através de uma oração. Receber Jesus como SENHOR significa que ele passa a mandar em si e a governar a sua vida. Receber Jesus como SALVADOR significa que Ele o salva e lhe dá Vida Eterna com Deus o Pai.

Se nunca nasceu de novo, pode fazê-lo agora mesmo, recebendo Jesus como Senhor e Salvador, fazendo a oração seguinte:

– ” Ó Deus, eu venho a Ti no nome de Jesus. Eu creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus, é Deus, e morreu por mim na cruz, derramando o Seu sangue pelos meus pecados. Senhor eu me arrependo dos meus pecados. E, agora, Jesus eu te entrego a minha vida, tudo o que eu sou e tudo o que eu tenho e Te recebo como meu Senhor e meu Salvador. Amém!”

2 – BATISMO NAS ÁGUAS

Algumas pessoas falam sobre o batismo, assistiram a batismo, outros até já foram batizados, mas ainda não sabem o seu verdadeiro significado. Primeiro que tudo quero começar por dizer que o batismo é um mandamento de Jesus.

É UM MANDAMENTO DE JESUS

Na Bíblia, em Mc. 16:15-16 podemos ler o que o próprio Jesus disse:

– “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”

JESUS TAMBÉM FOI BATIZADO – para em tudo ser o nosso exemplo.

Mt. 3:13-15 – ” Então veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim? Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.”

At. 2:37-39 – ” E, ouvindo eles isto, compungiam-se em seu coração, e perguntavam a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.”

QUAL O SIGNIFICADO DO BATISMO NAS ÁGUAS

O Batismo nas águas simboliza o pacto entre Jesus e a pessoa que recebeu Jesus como Salvador. É uma manifestação pública da sua fé em Jesus. É feita diante de Deus dos anjos e dos homens.

O Batismo simboliza a nossa morte para o velho “EU”, os caminhos errados, o pecado e o mundo.

O Batismo simboliza a ressurreição de uma nova vida com Deus.

O Batismo é um funeral – a morte do “EU”.

O mergulhar nas águas quer dizer que morremos para nós próprios e para o mundo.

As águas simbolizam o sangue de Jesus no qual mergulhados ficamos lavados dos nossos pecados.

O sair das águas simboliza o ressuscitar – nascer de novo – para uma nova vida com Jesus. Rm.6:3-4

DEVEMOS BATIZAR BEBÊS?

Não! Porque o batismo nas águas é um ato de fé para ser feito após se ter nascido de novo. Como pode um bebê fazer uma decisão e quanto mais decisão de fé? Cada pessoa é responsável por si só diante de Deus.

O BATISMO SALVA?

Não! Não é batismo em si que salva. Quem salva é só Jesus Cristo.

Em alguns círculos religiosos ensinam que uma pessoa só é salva depois de se batizar. Mas, então o que poderíamos pensar do ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus? O próprio Jesus lhe disse que Ele estaria com Ele no paraíso naquele mesmo dia. Alguém pode dizer: ” Mas ele não foi batizado!Não estaria por isso salvo? Claro que sim! Jesus salvou-o. Salvação consiste em dar a vida a Jesus, aceitá-Lo como Senhor e Salvador, isto é, nascer de novo.

3 – BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

1) É UMA EXPERIÊNCIA SUBSEQÜENTE À SALVAÇÃO

Atos 2:38-39 – “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar”

2) A PROMESSA E CUMPRIMENTO DE JESUS

Promessa – Atos 1:4, 5 e 8

Cumprimento – Atos 2:1-4

Evidência do Batismo no Espírito Santo – Atos 2:5-13

3) O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO TRAZ O PODER DE DEUS

Atos 1:5-8

4) COMO RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

a- Deus já deu o Espírito Santo no dia de Pentecostes. Desde esse dia o Espírito Santo está entre nós. Assim, devemos recebê-Lo. Pedir é falta de fé. A atitude correta é vir para RECEBER este batismo.

b- Todo aquele que é nascido de novo está pronto a receber o Espírito Santo. Jo. 7:38-39 – At. 2:38

c- É bíblico receber o Espírito Santo por imposição de mãos. At. 8:17; 9:17; 19:6

d- O Espírito Santo move-se nas cordas vocais e coloca palavras sobrenaturais nos lábios. O Espírito Santo concede a fala, mas é a própria pessoa que tem de falar. At. 2:4 – I Co. 14:2

Falar em línguas, é: os homens e as mulheres na carne falando a Deus no Espírito.

Joel 2:28-29 – “E há de ser que depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.”

e- Elimine os ensinamentos errados que possa ter e o medo de receber qualquer coisa falsa. Lc. 11:11-13

f- Agora que está recebendo o Espírito Santo, faça ou repita a seguinte oração:

“Jesus eu creio no meu coração, baseando-me nas escrituras, que o dom do Espírito Santo, a plenitude do Espírito Santo é para mim. Assim como recebi a salvação eterna pela fé, é também pela fé que eu recebo agora o Batismo no Espírito Santo com as evidências do falar em novas línguas. Amém”.

g- Louve a Deus na sua nova linguagem. Não fale em português, sem medo e com confiança eleve a sua voz e deixe sair esses sons sobrenaturais, sejam eles quais forem. Isto é fé. Continue a dizer essas palavras sobrenaturais, até que tenha certeza dentro de si que recebeu a linguagem clara.

Lembre-se que não é o Espírito Santo que fala. Ele apenas concede a fala, coloca as palavras, mas é a pessoa que tem de dizê-las.

Se ao princípio a linguagem não fluir, não esmoreça, não duvide que recebeu o dom do Espírito Santo. O diabo pode vir com idéias de que tudo é uma farsa, mas lembre-se que ele é um mentiroso, o pai das mentiras. Seja obediente ao Senhor, orando, cantando no Espírito, avançando em fé. Sempre que possível encontre-se com outros cristãos cheios do Espírito, para orares no Espírito.

One thought on “Doutrina dos batismos

  1. Olá! Ótimo estudo! Obrigado!
    Que Deus ilumine os olhos do seu coração a cada dia para levar essa palavra maravilhosa!
    Só fiquei com uma dúvida sobre o BATISMO COM FOGO, não vi comentário sobre ele.
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
30 × 27 =