Liderança pode ser desenvolvida desde cedo

– exercer influência sobre a sua vida e sobre a dos outros;
– comunicar-se com diferentes gerações com eficiência;
– ter iniciativa;
– aumentar sua conexão com as pessoas e expandir seu carisma;
– resolver conflitos;
– ter energia e desenvolver a intuição;
– ter mais flexibilidade para lidar com situações diversas;
– despertar o que existe de melhor nos outros;
– e tornar as coisas melhores do que eram quando você as encontrou.

Ainda criança

Em uma analogia com o homem alfa – nome emprestado da biologia para identificar o líder de um grupo de animais, que exibe força, coragem e é responsável pela caça -, as crianças também podem desenvolver essa característica.

Segundo a psicóloga Angélica Capelari, professora de Psicologia da Universidade Metodista de São Paulo, os pais e a escola podem ajudar muito nessa tarefa ao expor a criança a situações em que ela tenha de decidir, reagir ou pedir algo. A grande questão, no entanto, é saber se essa criança vai continuar liderando ao mudar de grupo. “Subordinação de um grupo específico não é liderança”, diz.

Portanto, se a pessoa não se adapta às mudanças pode perder a característica de liderança ao longo de sua vivência. “Se o indivíduo tem uma forma de lidar com o mundo sendo líder e isso muda, é preciso fazer de outra maneira, o que nem sempre é fácil”, afirma.

Treinamento

O consultor Karim Khou selecionou dez temas que considera essenciais para desenvolver a habilidade de liderar, muitas delas observadas no funcionário descrito no início desta matéria. Se você ainda não é considerado um exemplo de liderança, confira as dicas abaixo e comece a treinar já:

Comunicação – Em termos de influência o que conta não é o quanto você sabe, mas o quanto você consegue transmitir desse conhecimento.

Iniciativa – Em vez de esperar que as coisas aconteçam por si mesmas, pense no que você pode fazer para influenciar positivamente uma situação.

Respeito – Agressividade gera agressividade e respeito gera respeito. Para influenciar pessoas e obter a colaboração delas, é preciso em primeiro lugar respeitá-las sinceramente.

Construção de relacionamentos – É pouco provável que você possa inspirar pessoas se não construir relacionamentos baseados na segurança e na sua credibilidade. Estabelecer conexões saudáveis com os outros e fortalecer o seu carisma são habilidades que podem ser desenvolvidas.

Resolução de conflitos – Para tornar diferentes pontos de vista uma fonte de forças e não de desavenças, é preciso ser capaz de conduzir conversas difíceis e fazer críticas construtivas, de maneira que a outra pessoa sinta-se respeitada.

Execução – Em vez de negar a existência de um problema, aceite a situação como ela é e crie uma estratégia para solucioná-lo, mesmo que para isso seja necessário parar tudo e criar um novo plano de ação.

Liderança quântica – Você pode melhorar sua qualidade de vida se eliminar os fatores que drenam a sua energia. E pode aumentar a quantidade informações disponíveis para tomar uma decisão se desenvolver sua intuição.

Flexibilidade – Você será um líder mais eficiente se aumentar o seu repertório de estilos de liderança em diferentes situações.

Diferentes gerações, diferentes estratégias – Quais são as estratégias de gestão mais eficientes para a geração dos veteranos? E para os jovens? Conhecer em linhas gerais as características de cada geração aumenta as possibilidades de adequar o seu estilo para diferentes pessoas.

Reflexões sobre a liderança e as tendências do mercado – Como elas podem contribuir para você ser um líder eficiente?

———————————

Por: ROSANA FERREIRA

fonte: estilo.uol.com.br/comportamento/ultnot/2009/11/24/ult8992u7.jhtm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...