Vida em Família

SEJA AMIGO DO SEU FILHO

Ser o exemplo, dar instrução e disciplinar são expressões de amor que muitas vezes não são compreendidas ou consideradas como tal. Nossos filhos têm sentimento e carências afetivas. É necessário que se somem a todas essas ações muito carinho, amizade e amor.

Amizade é o mesmo que afeto meiguice, docilidade, atenção e cuidado. São maneiras de tratamento que expressam sensibilidade para com aqueles a quem amamos. Nossos filhos sabem quando somos sensíveis a eles e a suas necessidades. Existem algumas maneiras de se demonstrar isso:

EXPRESSÃO VERBAL

Esta é a mais simples de todas, mas não menos importante. Dizer aos nossos filhos que os amamos é o mínimo que podemos fazer. Expressões como “Eu amo você”, “Você é muito importante para mim”, “Sou grato a Deus por sua vida”, “Você é um presente de Deus para nós”, são simples, mas produzem um resultado maravilhoso. Elogie seu filho. Não seja pão-duro nos elogios, anime, reconheça suas pequenas conquistas, estimule! O elogio dos pais é como um néctar saboroso para os filhos.

GESTOS CARINHOSOS

As palavras muitas vezes não conseguem expressar tudo. É preciso usar gestos! Um afago, uma carícia, passar a mão pela cabeça, segurar com carinho as mãos, beijar, carregar nos braços, carregar nas costas, rolar pelo chão, correr juntos, brincar de pega-pega e esconde-esconde, podem ser expressões mais fortes que as palavras. Juntas, produzem uma revolução de amor.

Abraçá-lo e dizer que o ama. Nada substitui e nada comunica tão bem o amor como o sentido do “toque”. Expresse carinho todos os dias e ele saberá que você o ama.

VALORIZE SUAS IDÉIAS E INTERESSES

Ouvir os filhos: suas idéias. Interessar-se pelo que eles se interessam. Buscar suas opiniões e sugestões. Dar oportunidade para que eles se expressem e participem das decisões. Tudo isso é uma forma de dizer: “O que vocês são e dizem é importante para nós”.

Respeitando seus gostos e desejos, levando-os a alcançar seus alvos, ajudaremos na formação da auto-estima deles. Nossos filhos precisam saber que são capazes e aceitos, respeitados como indivíduos.

COMPARTILHE SUA VIDA COM ELE

Ore com ele, estudem a palavra juntos, inclua-o nos programas e atividades. Ria com eles. O senso de humor é um elemento indispensável para uma família feliz e saudável. Saiba apreciar, juntamente com seus filhos, as coisas engraçadas da vida.

Enfim, ser amigo do seu filho é amá-lo, dar-se a si mesmo, gastar tempo com eles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...