Aventure-se ao Impossível!

Notas:  Preleção feita em 1935

Em Romanos 4.16 lemos: Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça. O que Paulo está querendo dizer é que podemos abrir a porta, e Deus entrará. O que realmente irá acontecer se pela fé abrirmos à porta? Deus é maior que nossos pensamentos. O apóstolo diz ainda, em Efésios 3.20: Aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, conforme seu poder que opera em nós. Quando pedimos muito, Deus diz: “infinitamente mais”. Estamos prontos para o “mais”? Se estivermos, receberemos. Do contrário, perderemos. Podemos ser de tal forma abastecidos pelo Espírito Santo pela manhã, que estaremos tonificados o dia todo. Deus pode nos excitar tanto com a nova vida, que depois disso nada de ordinário ou pequeno irá satisfazer-nos. Há para nós em Deus um grande lugar, onde não nos satisfaremos com coisas pequenas. Não experimentaremos nenhuma satisfação, a menos que o fogo desça, quando teremos a certeza de que qualquer coisa por que orarmos se tornará realidade no momento em que abrirmos à boca. Oh, esta oração no Espírito! Este grande plano de Deus para nós!

Você, nestes dias, não pode conseguir nada dormindo. Assim como o mundo está sempre acordado, devemos estar sempre despertos, atentos ao que Deus tem para nós. Acorde para obter! E quanto podemos conseguir? Sabemos que Deus quer nos dar mais do que estamos prontos para receber. Como ousaremos dormir, quando o Espírito nos manda tomar tudo que está sobre a mesa? É o maior banquete que já existiu e existirá – nessa mesa onde, depois de tudo que você tirar ainda ficará muito, numa fartura que nunca poderá extinguir-se. Quantos estão preparados para muito?

E quando entrou em Jerusalém, no templo, tendo observado tudo, como fosse já tarde, saiu para Betânia com os doze. No dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; porque não era tempo de figos. Então lhe disse Jesus: Nunca mais coma algum fruto de ti! E seus discípulos ouviram isto (Mc 11.11-14).

Jesus foi enviado por Deus para suprir as necessidades do mundo. Ele viveu para ministrar vida pelas palavras que pronunciava. Ele disse a Filipe: Quem me vê a mim vê o Pai (…) As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo, mas o Pai, que permanece em mim (Jo 14.9,10) Estou persuadido de que, se estivermos cheios de suas palavras de vida, e do Espírito Santo, e Cristo estiver manifesto na nossa carne mortal, então o Espírito Santo poderá realmente nos mover com sua vida e suas palavras. Então seremos neste mundo assim como ele era. Recebemos nossa vida de Deus, e enquanto vivermos em perfeito contato com ele, ela será mantida sempre numa atividade tremenda, trabalhando ele na nossa natureza.

Jesus falou, e tudo quanto ele disse teve que acontecer. Este é o grande plano. Quando somos cheios do Espírito Santo, e não permitimos que a Palavra de Deus seja diminuída ou posta à margem, por nos deixarmos distrair pelo que ouvimos ou lemos, então vem à inspiração, a vida, a atividade, a glória! Oh, viver na Palavra! Viver nela é ser movido por ela. Viver nela é ser movido até termos a vida de Deus, a personalidade de Deus em nosso corpo.

Pela graça de Deus quero compartilhar a Palavra, e trazê-lo a um lugar onde você ousará atuar no plano da Palavra, respirar vida pelo poder da Palavra, até que lhe seja impossível enfrentar qualquer circunstância sem sua provisão. As coisas mais difíceis que nos vêm são para nos oferecer vantagem da parte de Deus. Quando chegamos a um lugar de impossibilidades, esse é o grande lugar onde veremos as possibilidades de Deus. Coloque isso firme na sua mente, e nunca esqueça. Você nunca será de alguma importância para Deus, até que se aventure ao impossível. Deus quer pessoas na linha da ousadia. Não me refiro a ousadias tolas. “Seja cheio do Espírito Santo”. Quando estamos cheios do Espírito Santo não nos preocupamos com coisas secundárias. Antes de tudo e qualquer coisa está Deus.

Tudo que é mau, tudo que é impuro, tudo que é de algum modo satânico é contrário a Deus. Temos que viver acima disso, destruir tudo isso; não permitir que essas coisas tenham algum lugar em nós. Jesus não deixou que o diabo respondesse de volta. Temos de alcançar um lugar onde não permitiremos que nada interfira nos planos de Deus.

Jesus e seus discípulos vieram até a árvore. Parecia bonita. Tinha aparência de ter frutos, mas quando chegou perto viu que só tinha folhas; estava completamente despida de frutos. Ficou desapontado. Olhando para ela ele lhe falou. Aqui é mostrado seu poder de destruição: Nunca jamais coma alguém fruto de ti! (Mc 11.14) No dia seguinte, passando eles pela manhã viram os discípulos que a árvore …secara desde a raiz (v.20). Pedro, lembrando-se, falou: Mestre, eis que a figueira que amaldiçoaste secou (v.21). E Jesus disse: Tende fé em Deus (v.22).

Não há ninguém que não haja visto uma árvore seca desde a raiz. Árvores sempre mostram os primeiros sinais de morte bem no topo. Mas o Mestre falou. O Mestre lidou com uma coisa natural para revelar um plano sobrenatural. Se ele falou, só restava obedecer. E Deus, o Espírito Santo, quer que entendamos claramente que somos parte da boca de Deus, e estamos aqui para cumprir o plano divino. Não podemos permitir que a mente natural destrone isso; pelo contrário, na medida em que permitirmos chegaremos ao tesouro que Deus tem para nós. A Palavra de Deus deve ter o primeiro lugar. Não pode ser o segundo lugar. Seja qual for à medida que duvidarmos da Palavra de Deus, nesse momento paramos de prosperar espiritual e ativamente. A Palavra de Deus não é somente para ser olhada e lida, mas recebida como a Palavra de Deus que vai se tornar vida bem dentro da nossa vida. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar conta ti. (Sl 119.11)

Eis aí vos dei autoridade (…) sobre todo o poder do inimigo (Lc 10.19) Lá está. Podemos aceitá-la ou rejeitá-la. Eu a aceito e creio nela. É uma palavra além de qualquer cálculo humano. “Tende fé em Deus”. Os discípulos estavam na escola do Mestre. Eles eram os homens que virariam o mundo de cabeça para baixo. Enquanto aceitarmos a Palavra nunca seremos os mesmos. Se ousarmos atuar na Palavra, completamente isentos de medo, então Deus nos honrará.

O Senhor dos Exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio, diz o v. 7 do Salmo 46. Jacó era muito fraco. No entanto Deus é o Deus de Jacó, e é o nosso Deus. Assim, do mesmo modo temos nosso nome trocado para Israel.

Quando Jesus injetou esta maravilhosa Palavra em seus discípulos, “Tende fé em Deus”, ele começou a mostrar como deveria ser. Olhando ao redor e observando as inúmeras montanhas ele trouxe uma aplicação prática. Uma verdade nada significa, a menos que nos mova. Podemos ter a mente cheia milhares de vezes, mas para termos resultados precisamos ir ao coração. Toda inspiração está no coração. Toda compaixão está no coração.

“Olhe para as montanhas”, Jesus falou. “,,, se não duvidares no coração (…)” – disse. Este é o barômetro. Você sabe exatamente onde você está. O homem sabe quando ora. Sabe se, assim como bate, seu coração é correto. Sem que odeie o pecado, nenhum homem será de algum proveito para Deus; tampouco fará nenhum progresso em Deus. Você nunca está a salvo. Mas há um lugar em Deus onde você pode amar a justiça, e onde você odeia a iniqüidade, até que a Palavra de Deus seja uma luz no seu peito, despertando cada fibra de seu corpo, excitando toda a sua natureza. O puro de coração vê a Deus; crê no coração! Que Palavra! Se creio no meu coração no que Deus diz posso começar a falar, e “qualquer coisa” que eu disser acontecerá.

Aqui está um ato de crer no coração. Fui chamado a Halifax, na Inglaterra, para orar por uma senhora missionária. Sei que está designado ao homem morrer uma só vez, mas creio que possa acontecer uma morte como um rapto. Foi um chamado urgente. Pude sentir que havia ausência de fé, e que havia morte. Morte é uma coisa terrível, e Deus quer nos manter vivos. Perguntei à mulher: “Como você vai?” Num tom de voz muito fraco ela respondeu: “Eu tenho fé”. “Fé? Por que você está morrendo?” “Irmão, ela está morrendo?” – perguntei a um amigo que estava próximo dela. “Sim” – respondeu.

Agora sei que há alguma coisa no coração que é contra a derrota. E isso é a fé que Deus nos deu. Disse a ela: “No Nome de Jesus, agora creia e você viverá”. Ela respondeu: “Eu creio”. Deus lhe enviou vida da cabeça até os pés. Eles a vestiram e ela viveu.

”Tenha fé”. Deus não diz que você tem fé, e sim “aquele que crê no seu coração”. É a posse do Deus eterno. Fé é Deus em vaso de barro. … esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (I Jo 5.4).

Aquele que crê vence o mundo. … Fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17). Aquele que crê no seu coração. Pode você imaginar algo mais fácil que isso? Aquele que crê no seu coração! Qual é o processo? Morte! Ninguém pode viver se crê com o coração. Ele morre para tudo que é mundano. Aquele que ama o mundo não é de Deus. Você pode medir todas as coisas e ver se tem fé em Deus. Fé é vida.

Estava na Noruega, quando uma mulher me escreveu da Inglaterra, dizendo que fora operada de câncer fazia três anos, mas a doença estava voltando. Vivia agora em constante temor, em face de toda a situação, pois a última operação fora muito dolorida. Seria possível me ver quando eu retornasse à Inglaterra. Escrevi a ela dizendo que passaria por Londres no retorno a minha casa, em 20 de junho do ano passado. Se ela aceitasse encontrar-se comigo no hotel eu oraria por ela. Ela me respondeu que iria para a Inglaterra se encontrar comigo. Quando a vi logo percebi que estava sofrendo dor muito intensa. Sempre tive grande compaixão por pessoas que tentaram alívio e falharam. Se você, pregador, perdeu sua capacidade de sentir compaixão, então pare de pregar, pois sua pregação não fará bem a ninguém. Você só terá sucesso como pregador quando permitir que seu coração seja cheio da compaixão de Jesus.

Assim que a vi entrei no mesmo estado de sua mente. Senti sua aflição e angústia. Estava muito abatida, e sua face refletia profunda tristeza. Disse a ela: “Duas coisas acontecerão hoje. Uma delas é que você terá certeza de que está salva”. “Oh, se pudesse ter certeza da salvação!” – disse ela. “Há ainda outra coisa” – continuei. “Você sairá deste hotel sem nenhuma dor, sem o menor vestígio de câncer”.

Então comecei com a Palavra. Oh, esta Palavra maravilhosa! Não temos que subir ao céu para trazer a Cristo. Nem descer ao abismo para trazê-lo dentre os mortos. A palavra está perto de ti, à palavra de fé que pregamos (Rm 10.7,8). Disse: “Creio que ele tomou nossos pecados quando morreu na cruz. Creia que quando ele foi sepultado, isso aconteceu por você. Também foi em sua intenção que ressuscitou. Agora, à direita do Pai, ele está assentado por você. Se você puder crer com seu coração e confessar com sua boca, será salva”. Ela olhou para mim e disse: “Oh, está por todo o meu corpo. Sei que estou salva. Se ele vier hoje, eu irei. Como temi, até em pensamento, a vinda dele na minha vida! Mas se ele vier hoje, sei que estarei pronta”.

A primeira coisa estava terminada. Agora a segunda. Impus as mãos sobre ela, no Nome de Jesus, crendo no meu coração que poderia dizer o que quisesse e se cumpriria. Disse: “No Nome de Jesus, expulso isto”. Ela saltou. “Duas coisas aconteceram aqui”. Ela disse: “Estou salva e o câncer foi embora”.

Tantas pessoas têm problemas nervosos. Vou lhe dizer como ficar livre desse tipo de problema. Tenho algo na minha maleta. Uma dose deste remédio irá curá-lo: Eu sou o Senhor que te sara (Ex 15.26). Como esta maravilhosa Palavra muda toda a situação! …o perfeito amor lança fora o medo (I Jo 4.18) No amor não existe medo (v.18). Tenho usado isto freqüentemente, expulsando todo o temor, e toda a situação muda. Temos um grande Deus. Somente ele pode ser absoluto e digno de confiança. O povo que realmente crê em Deus é forte, e “aquele que tem mãos puras será mais e mais forte”.

No final de uma reunião um homem me disse: “Não posso dormir devido a problemas nervosos. Minha mulher diz que há três anos não me vê dormir uma noite inteira. Estou completamente abalado”. Qualquer pessoa poderia ver que ele estava perturbado. Coloquei as mãos sobre ele e disse: “Irmão, creio no meu coração. Vá para casa e durma no nome de Jesus”. ” Eu não posso dormir” – disse ele. “Vá para casa e durma no nome de Jesus” – tornei a dizer. “Não posso dormir”- insistiu ele. As luzes do salão estavam sendo apagadas. Pequei o homem pela gola do casaco e disse: “Não fale mais comigo”. Foi o suficiente. Ele então foi embora. Quando chegou a casa sua mãe e a mulher lhe perguntaram o que havia acontecido na reunião. “Nada”– respondeu. “Ele ajudou a todos, menos a mim”. “Certamente ele lhe disse alguma coisa…” – disseram elas. “Ele me disse que voltasse para casa e dormisse, no nome de Jesus. Só que eu não posso dormir”. Sua mulher o persuadiu a fazer o que eu dissera. Na manhã seguinte viu que ele ainda estava dormindo. Fez barulho no quarto para que ele acordasse, mas em vão. No dia seguinte, domingo, ele continuava dormindo. Ela então fez o que uma boa esposa faria: preparou um bom jantar. Quando ficou pronto ela pôs as mãos sobre seus ombros e o sacudiu, dizendo: “Você nunca vai acordar?” Dessa noite em diante ele nunca mais teve problemas nervosos.

Um homem por quem eu já havia orado veio até mim, e lhe perguntei: “Você está certo de que está totalmente curado?” “Bem…” – disse ele – “sinto ainda uma pequena dor no ombro”. “Você sabe o que é isso?”– perguntei. “Isso é incredulidade. Você é salvo antes ou depois de crer?” “Depois.” “Você será curado depois”.

A Palavra de Deus se destina a nós. É pela fé, que é pela graça.

3 Responses to Aventure-se ao Impossível!

  1. paulo andre disse:

    gostaria comprar todos os livros do apostolo smith, podem me enviar as fotos e os preços,

    aguardo,

    obrigado.

  2. Pr. Flavio disse:

    Que palavra sobrenatural, tudo o que precisamos e viver no limite do impossivel, e não teremos problemas com o possivel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.