Acerca do Divórcio

Mt. 5:31-32 – Também foi dito: Aquele que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.

Mt. 19:3-9 – “Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo?
Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne?
De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio e repudiar?
Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração é que Moisés vos permitiu repudiar vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio.
Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério.”

Mc. 10:2-12 –  E, aproximando-se alguns fariseus, o experimentaram, perguntando-lhe: É lícito ao marido repudiar sua mulher?
Ele lhes respondeu: Que vos ordenou Moisés?
Tornaram eles: Moisés permitiu lavrar carta de divórcio e repudiar.
Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher.
Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher, e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.
Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto.
E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela.
E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.

Divórcio – Dissolução legal do casamento.

A lei de Moisés o tolerava se houvesse motivos que o justificassem – Dt. 24:1-4.

No NT só é permitido em caso de adultério, na RA e NTLH, Mt. 5:31-32; na RC, desquite – I Co. 7:10-16.

Casamento – Instituição divina pela qual um homem e uma mulher se unem por amor numa comunhão social e legal com o propósito de estabelecerem uma família –

Gn. 1:27-28; 2:18-24. É permanente e só pode ser dissolvido pela morte – Rm. 7:2-3 ou, excepcionalmente, pelo divórcio – Mt. 19:3-9.

Vamos nos deter nas Palavras de Jesus: Mt. 19:9 – “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério.”

A única razão para um marido ou uma esposa requerer o divórcio é o adultério, todas as outras razões alegadas Jesus chama de dureza do coração (v. 8).

Isto faz cair por terra o falso ensinamento que anda correndo por diversas denominações espalhadas pelo mundo. A Bíblia é bem clara, Jesus Cristo deixou sua posição bem clara, qualquer um que deixar o seu conjuge e se casar com outro é adúltero.

Vemos muitos “Apóstolos”, “Bispos”, “Pastores”, “Irmãos”, que vivem em adultério. E por viverem assim abrem uma brecha no mundo espiritual, fazendo com que os casamentos dos irmãos que estão debaixo destes “líderes” sejam como que castelos construídos em areia. Basta uma tempestade bem forte e tudo vem abaixo.

Estes líderes para justificarem o seu pecado diante do povo, deturpam a Palavra de Deus, ensinam orreneamente o povo, mentem descaradamente dizendo que Deus aprova o divórcio sobre algumas circunstâncias, buscam versículos para corroborarem a sua mentira e com isto vão criando uma geração que está indo de mal a pior, sendo enganados e enganandos a muitos.

Mt. 7:24-27 – Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.
E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Apenas um exemplo negativo daquilo que mencionei acima: Um “Apóstolo” de uma grande denominação internacional, tem ensinado nos últimos tempos que Deus permite o divórcio sobre algumas circunstâncias: adultério, se o marido não sustenta o lar, e se o marido ou a esposa não estiverem contentes com o desempenho sexual do seu conjuge.

Este homem ensina isto, porque ele próprio divorciou-se de sua esposa e se casou com uma outra mulher, se não bastasse o seu erro, que foi aceito e perdoado por todo o povo porque amavam muito o seu pastor, permitiu que isto se difundisse por toda a Igreja. De forma que o líder de louvor do principal grupo de louvor da Igreja, apesar de ser casado, por inúmeras vezes foi descoberto cometendo adultério e nunca foi punido, chegando ao cúmulo de ser acobertado por este “Apóstolo”, e ainda pior, este lider alega que sua esposa é cheia de demônios e que não pode conviver com ela. Só que esta esposa é uma verdadeira mulher de Deus, uma mulher de oração, que apesar dos constantes pecados do seu marido o perdoava sempre, e por ter duas filhas, não gostaria que o seu lar fosse destruido. Com o consentimento deste “Apóstolo” este líder divorciou-se de sua esposa, e agora esta noivo de uma moça de cerca de 22 anos, a mesma idade de sua filha mais velha.

O que é isto? O pecado do chamado Apóstolo, assola toda a Igreja, há uma brecha aberta, por onde os demônios têm livre acesso.

Outro exemplo negativo: um “Bispo” de uma outra denominação internacional, divorciou-se de sua esposa por incompatibilidade de ministérios, depois de 28 anos de casados. Pouquíssimo tempo depois este mesmo “Bispo” casava-se com uma moça mais nova.

O que provocou isto na Igreja? Uma onda de divórcios e troca de casais.

Os “irmãos” se espelham em seus líderes, e os seguem, inclusive naquilo que é errado.

Jr. 17:5 – Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!

É claro que devemos seguir os homens de Deus, mas só podemos imitá-los naquilo em que eles imitam a Cristo, caso contrário nos apartamos do Senhor.

Vejamos o que Paulo dizia: 1Co. 11:1 – Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo; Ef. 5:1 – Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.

Ao mesmo tempo em que ele incita os seus discípulos a imitarem-no, ele adverte que só o façam porque ele imita a Cristo, mas em Efésios ele adverte para sermos imitadores de Deus.

A Palavra de Deus é o nosso árbitro, a todo o tempo devemos comparar os atos e as palavras dos homens de Deus com a Bíblia, e devemos refutar tudo o que é contrário à Palavra de Deus. Ninguém pode se desculpar: “eu fiz isto porque o meu pastor também o fez”.

Gl. 1:9 – Assim, como já dissemos, e agora repito, se alguém vos prega evangelho que vá além daquele que recebestes, seja anátema (maldito).

Estes homens que praticaram o que era mal aos olhos do Senhor serão julgados a seu tempo, prestarão contas diante de Deus. 2Ts. 2:12 – a fim de serem julgados todos quantos não deram crédito à verdade; antes, pelo contrário, deleitaram-se com a injustiça.

É repugnante o que está acontecendo nos nossos dias. A pornografia, o erotismo, a sensualidade, têm tomado cada vez mais espaço na mídia. Para todos os lados somos assolado com apelo erótico. O que tem haver um pneu com uma mulher semi-nua? Ou um refrigerante com uma mulher insinuante? Ou um carro com uma colonia de nudismo? São demonios que atuam no mundo espiritual e que refletem no mundo material, o mundo que vemos e vivemos.

As pessoas estão cada vez mais apáticas, e o discernimento do que é certo ou errado está cada vez mais corrompido. De repente o adultério parece normal. Nas novelas torcemos pela amante em detrimento à esposa. Normalmente as esposas são colocadas nas novelas como feias, desajeitadas, e as amantes sempre bonitas, sempre prontas para um passeio, para conversar, ou mesmo para prontas a qualquer hora e em qualquer lugar para o sexo. E o que é mentira, irreal, passa a ser realidade na mente de muitas pessoas.

Por outro lado temos também julgo, manipulação dos pais que não liberam o seus filhos após o casamento. As mães querem sempre os seus filhos a sua volta e estão sempre telefonando, sempre obrigando os filhos a virem no domingo para o almoço em família. Algumas se fazem de vítimas, simulam doenças, e por aí afora. Isto está mal. O que diz a Bíblia?

Gn. 2:23-24 – E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada.
Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.

Ef. 5:31 – Eis por que deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, e se tornarão os dois uma só carne.

A partir do momento do casamento, começa uma nova vida, homem e mulher deixam de ser dois e passam a ser um, uma nova família começou. O Homem ou a mulher já não devem mais satisfações aos seus pais. Sobretudo a mulher deve cortar os laços com sua família. Não estou dizendo que não poderão estar juntos de vez em quando, comerem juntos ou mesmo viajarem juntos. Mas o marido está sempre em primeiro lugar, ou a esposa está sempre em primeiro lugar.

Os pais tem que entender que o tempo de domínio sobre os filhos acabou quando houve a cerimônia de casamento. Qualquer interferência sem ser solicitada, é intromissão.

Muitos divórcios ocorrem por causa dos pais que não sabem o seu lugar. Estas pessoas darão contas dos seus atos diante de Deus.

Por que a sogra tem má fama? Porque muitas senhoras não sabem o seu lugar e se intromentem na vida das filhas ou dos filhos, criando verdadeiras desavenças, fofocas, confusões.

Por isto a Palavra de Deus é bem clara: “deixará o homem a seu pai e sua mãe e unir-se-á à sua mulher”. Isto também se aplica a mulher.

Deus é contra o divórcio: (Repúdio é igual a divórcio)

Ml. 2:13-16 –  Ainda fazeis isto: cobris o altar do Senhor de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão.
E perguntais: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança.
Não fez o Senhor um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade.
Porque o Senhor, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o Senhor dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.

No último livro do Velho Testamento, em Malaquias, Deus deixa claro a sua posição acerca do Divócio. Quantas lágrimas estão sendo derramadas sobre o altar de Deus? Quantas esposas ou mesmo marido estão chorando neste momento diante de Deus, por causa de uma decisão unilateral do seu conjuge? Simplesmente por causa da dureza do coração.

Mas será que vale a pena chorar, será que vale a pena derramar as suas lágrimas no altar de Deus? Será que Deus ouve o clamor de um coração triste? Será que ainda há possibilidade de um casamento ser regenerado? Claro que sim! Vamos a Palavra de Deus:

Gn. 18:14 – Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil?

2Cr. 7:14-15 – se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar.

Is. 43:13 – Ainda antes que houvesse dia, eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

Mc. 10:27 – Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível.

Jo. 11:25,26,40 – Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?
Jo. 14:14 – Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

Não há nada que esteja morto que não possa ser ressuscitado. Não coisas dificeis para Deus.

Lázaro estava a quatro dias morto, cheirava mal, no entando Jesus proclama: “Eu sou a ressurreição e a vida. E o que vemos a seguir é Jesus dando uma ordem e o que estava morto veio a vida.

Há uma condição crucial: “…se creres, verás a glória de Deus…”. A condição crucial é a Fé.

Nosso Deus pode mudar qualquer situação, por mais difícil que possa parecer, por mais impossível que seja. A única coisa que não é reversível é a morte, no entanto isto não impediu o nosso Deus. Através de Jesus Cristo vários mortos foram ressuscitados, inclusive o próprio Jesus Cristo foi ressuscitado ao terceiro dia pelo poder de Deus. Este poder está disponível para nós, hoje! Basta crer!

Temos de afastar toda incredulidade, porque sem fé é impossível agradar a Deus, é necessário crer que Deus responde a nossas orações.

Hb. 12:1-2 – Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Assim sendo, vamos deixar a incredulidade de lado, e vamos olhar para a Palavra de Deus, Deus quer restaurar o seu lar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...