Category Archives: Gary D. Chapman

Os cinco lados da intimidade

Dica: é mais do que apenas sexo.

Henry era geralmente jovial e positivo. Na noite passada, no entanto, ele chegou atrasado ao nosso encontro na igreja e não tinha muito que dizer. “Nunca entendi as mulheres” – ele me disse após o encontro. – “Minha esposa acha que precisamos de mais intimidade. Ela diz que não somos tão próximos quanto já fomos um dia. Não sei do que ela está falando. Pensei que tínhamos um bom casamento”.
Há algo sobre nossa forma psicológica, espiritual e física que clama por intimidade uns com os outros. Isso ocorre, porque Deus desenhou o casamento para ser a mais íntima das relações humanas, na qual dividimos a vida intelectual, social, emocional, espiritual e fisicamente.

Discussão não é a solução

Conflitos fazem parte da natureza humana. Sempre que interesses são contrariados, surgem pontos de atrito que acabam levando a eles. Há conflitos entre pessoas, entre grupos, entre nações – mas poucos espaços são tão propícios à eclosão de conflitos quanto o matrimônio. Afinal, é no casamento que as individualidades são postas à prova quase que diariamente. E os conflitos resultam justamente de nossa individualidade. Mas, para alguns casais, o conflito gera discussões que, com frequência, fogem ao controle. Aí, ao invés de se encontrar soluções, criam-se novos problemas de relacionamento.

Depois do inverno, vem a primavera

É preciso ter esperança diante das fases difíceis do casamento.

A solução sanduíche

Como uma esposa retribuiu o mal com o bem

Sua esposa já te amaldiçoou? Eu espero que não, mas caso isso aconteça, Jesus nos deu a seguinte instrução: “Amai vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam” (Lc 6:27,28). Essa abordagem diante de um abuso verbal é tão anti-intuitiva que parece incrível! Nós estamos tão acostumados a “devolver com a mesma moeda” que a possibilidade de “apagar o fogo” com palavras suaves não passa com muita frequência por nossa mente.

O caminho mais rápido para o perdão

Você pode ter dificuldade para falar a linguagem do perdão de seu cônjuge. Pode ser que você não a tenha aprendido na infância. A notícia boa é que é possível aprender depois de adulto!

error: Conteúdo protegido.