Ananias E Safira: Um Casal Que Destoou

Entre os que nasceram de novo na igreja primitiva em Jerusalém estava um casal de nome Ananias e Safira. Eles, lamentavelmente,  amaram mais as coisas deste mundo do que o próprio Senhor. Leia a trágica história deles em Atos 5. Seus nomes tinham significado profético já que  Ananias significa o Senhor tem mostrado favor e Safira significa linda pedra preciosa de cor azul.

Até aquela altura, nada negativo tinha ocorrido na igreja; foi então que Satanás se colocou entre eles para manchar o testemunho do Senhor e frustrar Seu plano de expansão. A escolha do alvo não foram os anciãos, jovens ou crianças, mas um casal. Infelizmente eles se deixaram ser enganados pela antiga serpente e o coração deles se encheu de mentira e cobiça (v. 3). Assim, o primeiro problema e a primeira baixa na vida da igreja foram registrados.

A propósito, qual a importância dos casais na vida da igreja? Cremos que os casais cheios do Espírito Santo são um modelo, um tipo de coluna na igreja. São  pontos de referência para os casais que ainda não tem o Senhor e tornam-se um forte apoio para irmãos e irmãs mais jovens. Os casais precisam saber por que foram chamados pelo Senhor, que missão precisam desempenhar e como aprender a se guardar do tentador. Satanás manchou o céu quando se rebelou contra Deus, manchou o jardim do Éden quando levou Adão e Eva a pecarem e, agora, manchou a primeira igreja que Deus havia estabelecido fazendo com que o coração de Ananias e Safira se corrompesse. Este é o alvo de Satanás: eliminar o maior número possível de casais na vida da igreja; ele sabe perfeitamente o quanto cada um é importante para Deus e o valor do testemunho que um casal pode dar em uma cidade.

Um casal tem a função básica de declarar que nosso Deus é clemente e cheio de misericórdia e testemunhar que Seu braço  de amor ainda está estendido para tantos quantos precisam experimentar a salvação. Deus quer operar uma obra de transformação de muitas famílias. Ele está transformando cada um de seus filhos em uma linda pedra preciosa de cor azul. Nossa condição, quando Deus nos tirou da geração que se perdia,  era barro, algo comum, sem valor e fosco. Mas louvado seja o misericordioso Deus, Aquele que nos tomou em Suas mãos para operar Sua natureza divina!

Os acontecimentos que ocorreram nas vidas de Ananias e Safira constituem uma séria advertência a todos os casais. Cuidemos, pois, em honrar o Senhor, ser fiéis a Ele e guardar nossa função de testemunhar acerca de seu maravilhoso propósito. Satanás, o inimigo de Deus, vai fazer tudo para nos tirar do alvo e envergonhar o Senhor e a igreja. Mas nós continuaremos honrando e louvando o Senhor!

Transcrito do jornal “Árvore da vida”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...