Biografia

Este servo de Deus era um comerciante e banqueiro bem sucedido da cidade de Lyon, disputada entre o Sacro Império Germânico e a França durante a Idade Média. No ano 1160 Pedro Valdo despertou para sua necessidade de salvação com a morte repentina de um dos convidados durante uma festa dada por ele. Ficou tão interessado em entender os evangelhos que empregou tradutores para traduzi-los da língua latina para o dialeto românico. Um teólogo mostrou a Valdo as palavras do Senhor em Mateus 19.21: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens e terás um tesouro no céu, depois, vem e segue-me”. Então, em 1173, ele abandonou suas atividades comerciais, vendeu suas propriedades e distribuiu o dinheiro entre os pobres. A partir daí, ele consagrou-se ao Senhor e ao estudo das Escrituras e, a partir de 1180, começou a viajar e a pregar a Palavra.

Sua piedade, zelo e coragem eram proeminentes em uma época em que a hierarquia papal começou a perseguir todos aqueles que questionavam a autoridade e a infalibilidade do Papa. Aos poucos, outros foram unindo-se a ele, viajando e pregando como Pedro, passando a ser conhecidos como “os pobres de Lyon”. Sob perseguição do Papa, eles foram expulsos de Lyon e excomungados (1184). Valdo, então, tornou-se um peregrino pelo resto da vida. Dispersos pelos países vizinhos, “os pobres de Lyon” levaram sua pregação eficaz do evangelho às pessoas, sendo esta mais amplamente disseminada pela Europa. A grande força que eles tinham eram possuírem os evangelhos e outras porções bíblicas em sua própria língua. Eles liam os evangelhos, pregavam e oravam na língua do povo, ao contrário dos religiosos da época que quase só usavam o latim (língua incompreensível para o povo).

O relacionamento de Pedro Valdo com seus seguidores (os valdenses) era tão íntimo que muitos o consideram fundador deste grupo de cristãos. Contudo, a palavra “Valdenses”, na História Eclesiástica, significa apenas “homens dos vales”, uma vez que os vales do Piemont tiveram a honra de produzir uma estirpe de pessoas que permaneceram fiéis às verdades bíblicas, não aceitando as corrupções da Igreja de Roma. Os “pobres de Lyon” gozavam da mais alta reputação até mesmo entre seus piores inimigos, por sua modéstia, generosidade, honestidade, diligência e temperança.

Pedro Valdo morreu em 1217, deixando-nos um exemplo de fidelidade a Deus, de fé em sua Palavra e de fervor pelo evangelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...