A integridade da Palavra de Deus

LIÇÃO Nº. 2 – A Palavra de Deus

Vamos continuar com o mesmo tema, compartilhando mais acerca da Palavra de Deus.

Is. 55:8-11 – “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

Baseando-se nesta passagem bíblica, muitos cristãos dizem: “Aleluia! É tão difícil saber os pensamentos de Deus porque eles são mais altos que os nossos. Glória ao Senhor! Nunca se sabe o que o Senhor quer fazer …” Mas isto não é verdade. É mentira!

Os caminhos e os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos, mas Deus deixou-nos a Sua Palavra para nós para sabermos qual é a Sua Vontade.

É basicamente sobre isto que nós vamos estudar hoje – A Palavra de Deus.

No versículo de Is. 55:11 diz: – “Assim será a palavra que sair da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, antes, fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei”.

Vemos então que Deus sempre cumpre com a Sua Palavra, daí o título destes estudos serem a “Integridade da Palavra de Deus”.

Deus e a Sua Palavra são Um. Logo, se Deus não cumprisse com a Sua Palavra tinha de se destruir, porque Ele não é mentiroso. Continuando com o tema a Palavra de Deus, vamos desenvolver alguns pontos de extrema importância:

1- A Palavra é Deus a Falar-lhe

A Palavra de Deus é Deus a falar conosco. Deus deixou-nos a Palavra para que nós soubéssemos a Sua Vontade; é como se Deus estivesse a falar consigo. Deus tem várias maneiras de falar com o Mundo:

a) Através da Sua Palavra – a Bíblia

b) Através do nosso espírito – isto é para aqueles que já tenham Jesus como seu Salvador, para as pessoas nascidas de novo. Aquelas que possuem o Espírito de Deus dentro de si e portanto, podem ouvir a voz de Deus através do seu espírito.

c) Através de sonhos e visões.

Atenção! É preciso ter cuidado porque todos os sonhos e visões têm de estar sempre de acordo com a Palavra de Deus, porque o diabo também sabe dar sonhos às pessoas.

Como é que você sabe da diferença? Se esse sonho ou visão não estiver de acordo com a Palavra de Deus, não pode vir d’Ele.

2- A Vontade de Deus Está Contida na Sua Palavra

Isto é, se você quiser saber qual a Vontade de Deus para um determinado assunto, não vai perguntar ao vizinho a opinião dele, vá procurar a resposta na Bíblia.

Para além de olhar para a Palavra de Deus quem quiser saber a Sua Vontade tem de olhar para Jesus, porque Jesus só fez e apenas faz a Vontade do Pai.

Se quiser conhecer bem Deus, olhe para Jesus – Jo. 14:7-9.

Nesta passagem, Filipe estava a falar com Jesus dizendo: “Senhor, mostra-nos o Pai”. Como quem diz “Como é Deus o Pai?”.

E Jesus respondeu-lhe: “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai.”

Você pode perguntar: “Porque é que isto é tão importante?”

Porque Jesus uma vez disse: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará”.

a) Se quiser saber a Vontade de Deus e como Ele é olhe para Jesus.

Aquilo que Ele fez foi sempre de acordo com a Vontade do Pai. E isto exclui idéias erradas que muitas pessoas têm pensando que Deus nos quer corrigir partindo-nos as pernas, dando um acidente, etc.

Vê alguma passagem na Bíblia em que Jesus fizesse isso?

Claro que não, porquê? Porque a Vontade de Deus não é essa. Por isso é tão importante olhar para aquilo que Jesus fez.

Assim como o Pai é Jesus é. Você não vê na Bíblia algum exemplo de alguém que vinha ter com Jesus e ele dissesse: “Olha, agora estou muito ocupado, não te posso curar”; ou dizer, “Olha, eu acho que deves continuar doente porque tens de aprender uma lição”.

Viu algum caso desses? Nunca!

Jo. 5:19 – ” Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho, por si mesmo, não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai; porque, tudo quanto ele faz, o filho faz igualmente.”

Jesus fez tudo o que via Deus o Pai fazer. Portanto, se nós quisermos saber a Vontade do Pai, diante duma determinada circunstância, olhe para Jesus e veja como Ele fez e é assim que Deus faz também.

A Bíblia fala-nos do caso da mulher adúltera que pecou e foi apanhada no próprio ato e os irmãos da Igreja queriam apedrejá-la. O que Jesus fez? Jesus disse-lhes: “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra”. Glória a Deus! Se quiser ver como Deus é, olhe para Jesus.

b) O que Jesus fez?

– Curou os cegos;

– Libertou os cativos do diabo;

– Trouxe salvação, esperança, uma vida nova, etc.

Tanta gente pensa o contrário de Deus. Na verdade aquilo que muitas pessoas pensam de Deus faz D’Ele um criminoso.

Uma vez, Jesus foi a Nazaré e estava a ensinar numa das sinagogas e foi-lhe dado o livro do Profeta Isaías e Ele procurou a passagem que queria compartilhar com o povo e então leu:

Lc. 4:18-21 – “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos.”

Nestes versículos Jesus estava a dizer que a missão dele aqui na terra estava baseada naquela Escritura. Jesus cumpriu a sua missão e a Bíblia fala em quase todas as páginas dos evangelhos das suas maravilhas.

c) Hoje, Jesus não está na terra. Como posso então olhar para Jesus?

Muitos irmãos dizem: “Ah! Se fosse no tempo em que Jesus esteve aqui… isso é que era bom! Eu chegava ao pé de Jesus, ele tocava-me e ficava curado”.

Jesus não está na terra fisicamente, mas pode saber a Sua vontade olhando para a Palavra.

Jo. 1:1-3 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”

O Verbo quer dizer a Palavra, e esta e Jesus são Um, como está escrito em Jo. 1:14: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Jesus, ou a Palavra, se fez carne e habitou entre nós. Não podemos ver Jesus com os nossos olhos físicos, mas se quiser olhar para Jesus tem um modo muito certo de o fazer – Olhe para a Palavra de Deus. Jesus e a Palavra são Um.

Vamos dar uma aplicação prática deste assunto, por exemplo: Quando Pedro e os outros discípulos estavam a atravessar o lago levantou-se uma grande tempestade e o barco ia inundando-se. Jesus vendo-os, caminhou por cima do mar e foi ter com eles. Pedro ao ver Jesus saiu do barco e andou por cima das águas. É um milagre! Só que Pedro, sentindo o vento forte, teve medo e deixou de olhar para Jesus pondo os olhos no problema.

Sabe o que lhe aconteceu? Começou a afundar-se. Porquê? Porque tirou os olhos de Jesus e pôs no problema. Se você hoje precisa de um milagre da parte de Deus tem de tirar os olhos dos problemas e olhar para Jesus.

E como pode olhar para Jesus se não o vê? – Olhe para a Palavra de Deus.

d) Se quer saber A Vontade de Deus para – Cura Divina, Salvação, Batismo no Espírito Santo, Prosperidade Financeira, Família, Emprego e Negócios – procure-a na Palavra e achará a resposta para a sua necessidade.

Se está doente olhe para a Palavra de Deus e diga: “Glória a Deus! Pelas pisaduras de Jesus, eu já fui sarado”.

Se é um problema financeiro diga: “Aleluia! Tenho todas as minhas necessidades supridas pelo poder de Deus”.

Assim, você está olhando para a Palavra e como Deus zela sobre ela para a fazer cumprir, Deus vai fazer esse milagre na sua vida”.

3- A Palavra de Deus Nunca Mudará

Mt. 24:35 – “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão-de passar”.

Jesus estava a dizer que o céu e a terra poderão terminar mas a Palavra de Deus não passará. Este mundo vai terminar um dia, mas aquilo que Deus instituiu jamais acabará.

A Palavra de Deus foi o Manual de Deus para estabelecer o nosso modo de viver através das regras que ele instituiu.

Não governe a sua vida através de outras coisas, procure a resposta da sua necessidade na Bíblia.

Deus não muda. Quem é que tem de mudar?

É você e eu; não é Deus que tem de se acomodar aos seus pensamentos e às suas teorias, é você e eu que temos de mudar porque Deus é o SENHOR.

4 – Faça da Palavra a Autoridade final na sua vida.

O que é que isto significa?

Quando alguém lhe diz para proceder de uma maneira e você sabe que a Bíblia ensina o contrário faça da Palavra a autoridade final na sua vida, ponha em prática aquilo que Deus diz e verá prosperidade.

a) Mt. 6:33 – “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Neste capítulo Jesus estava a falar para as pessoas não andarem preocupadas e ansiosas com o dia de amanhã.

Deixe de se preocupar porque essa situação nada resolve, ponha em primeiro lugar o Reino de Deus e tudo lhe será acrescentado.

b) Prioridades corretas na sua vida

1º) Deus

2º) Marido/Mulher

3º) Filhos

4º) Emprego

5º) Amigos, etc. …

Algumas pessoas têm a vida destruída porque as prioridades estão trocadas. Não põem Deus em primeiro lugar e depois não sabem porque é que têm os problemas.

Outros servem a Deus mas põem os filhos acima do marido ou mulher.

Por exemplo: Se puser um pneu no lugar do volante e este na roda, se modificar todos os lugares do carro vai acabar por destruí-lo.

As prioridades que vimos acima foi que Deus quem instituiu.

c) Não seja guiado pela – Sociedade, – Moda, – Amigos, – Emoções, Sentimentos, – Mente

d) Seja guiado pela Palavra. Se algo lhe diz “faz assim”, mas a Palavra diz para fazer de outra maneira faça o que a Palavra disser.

e) Diga o mesmo que a Bíblia diz acerca de si. – Se o seu corpo diz “estou doente”, mas a Bíblia diz “está curado”, então faça da Palavra a Autoridade final.

5 – A Palavra Educa – II Tm. 3:16-17

Ou seja com a Palavra de Deus. Deus ensina, Deus corrige, Deus castiga

( Deus não castiga partindo-lhe pernas )

Por exemplo: Se um pai for acusado de partir as pernas a um filho, ele irá ser condenado e provavelmente preso. No entanto muita gente acusa Deus de ser assim.

Deus corrige, ensina e castiga os seus filhos pela Sua Palavra.

Quando nós aprendemos que Ele é um bom Pai, conseguimos receber as suas bênçãos. Às vezes, é você quem tem problema em receber algo de Deus – Ele está mais desejoso de o curar do que você de receber a Cura Divina; a maior parte das pessoas não acredita que isso seja possível. Por isso, não conseguem receber nada.

6 – Fé só vem por ouvir a Palavra

Romanos 10:17 – “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”.

Fé só vem por ouvir a Palavra de Deus, e sem fé ninguém pode agradar a Deus.

A fé é a força que traz a si o que Deus já lhe deu e afasta de si aquilo que o diabo lhe tenta dar.

7 – Regras de ouro

Moisés foi guiado por Deus para levar o povo israelita da escravidão para a terra prometida.

Depois de Moisés morrer, Deus incumbiu Josué para levar os milhões de pessoas para a terra prometida. É natural que Josué tivesse temeroso e preocupado porque não era fácil guiar três milhões de pessoas.

Glória a Deus! Deus falou com Josué (Js. 1:1-8 )

Estas promessas são para nós hoje. No versículo 6 Deus diz: – “Esforça-te e tem bom ânimo”

Temos de nos esforçar e fazer a nossa parte. O Senhor não é Deus preguiçoso!

O Segredo de Deus está no versículo 8: – “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.”

Deus deu uma tarefa muito difícil a Josué, humanamente falando, e deu-lhe promessas. Ensinou-lhe o segredo de ouro para ele vencer.

Preste atenção! O versículo 8 é o segredo de ouro para você vencer na vida e chegar é terra prometida, ou seja, uma vida em abundância com tudo o que Deus tem para nós.

Fale apenas o que a Palavra de Deus diz.

Confesse as promessas de Deus para a sua vida e medite nelas sempre.

Repare na seguinte frase: “..porque, então farás o teu caminho…” É você que fará prosperar o seu caminho e não Deus.

Quando meditamos na Palavra, nós começamos a pensar como Deus pensa e logo a seguir agimos tal e qual como Deus agiria se Ele estivesse na nossa posição. Então você terá o mesmo SUCESSO que Deus teria se estivesse no seu lugar. Se você fizer isto vencerá em todas as áreas da sua vida.

O Grande Segredo do cristianismo é aprender e praticar a Palavra de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha loading...