o sal da terra

Vamos abrir as Bíblias em Mateus 5:13-16

Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

Irmãos, Deus tem falado que a Igreja precisa compreender que devemos amar os pecadores, mas odiar o pecado. E o problema de muito cristão, é que o cristão ainda ama o mundo e detesta o pecador. Então há que mudar, nós temos que ser a luz do mundo, temos que ser o exemplo do mundo, deixando as coisas más, deixando os esquemas, mentiras, o egoísmo, e deixar que o amor de Jesus Cristo, que já está dentro de nós, flua. E assim nós seremos uns bons exemplos para a sociedade.

Um dos papeis da Igreja, é de condenar as obras do maligno; mas como é que a Igreja pode condenar as obras do mundo se a Igreja também não for santa, não for limpa, não for pura? Então por isso Jesus nos diz que nós temos que ser a luz do mundo.

O ponto dois da minha lição é o seguinte: Meus irmãos, o mundo está doente.

Irmãos, não é preciso explicar com grandes teorias e estudos como de fato o mundo está doente; há droga por tudo mundo, que mata milhões de pessoas, desola famílias por completo, pessoas se matam e roubam… só por causa de certas outras pessoas que não olham meios, usa-se de tudo, de aviões, de submarino, de helicópteros, para levar a droga. Transformam jovens limpos em drogados. Tudo isto para estes malfeitores tenham mais dinheiro que os outros.

Depois tem a aids, um problema mundial que mata milhões de pessoas. Depois temos guerras. Nós próprios estamos num país que ainda não viu o fim total da guerra, sabemos muito bem das coisas horrorosas que têm acontecido, pessoas sem pernas, as minas por todo o lado, famílias divididas… é o que a guerra tem feito. Fomes, corrupção.

No outro dia estava lendo os jornais de Angola, falavam da corrupção e de nomes de não sei quem, de diretores de não sei onde que foram apanhados em corrupção. Mas sabe, nada disso devia ser novidade.

Abra a Bíblia em Romanos 8:18-23 – Pois tenho para mim que as aflições deste tempo presente não se podem comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora; e não só ela, mas até nós, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, aguardando a nossa adoração, a saber, a redenção do nosso corpo.

Irmãos, não é de ontem nem de hoje, que a Bíblia já sabia o que se estava a passar. O mundo geme, as plantas gemem.

Os cientistas dizem que a atmosfera está mudando, está havendo mudanças de clima; os cientistas estão admirados e com medo do que pode acontecer no futuro, porque onde devia ser primavera é verão; onde é verão agora é inverno; onde devia chover não chove, onde não deve chover chove.

No outro dia em Moçambique choveu uma quantidade tão grande, como vocês já devem saber, que inundou aquilo tudo, morreu milhares e milhares de pessoas. Mas não parou de chover, 40, 60, 80, 90 dias, nunca se ouviu uma coisa dessas; o mundo geme, o mundo está doente, a atmosfera está doente, os rios estão doentes. A Bíblia diz que nós próprios os cristão gememos, sofremos, porque vemos isto, vemos aquilo, vemos injustiças. Então, o mundo está doente.

Não adianta querer mudar a política ou os políticos, ou os partidos políticos; o problema está no coração das pessoas. Em muitos países a corrupção esta cada vez maior, os juizes são corruptos, o povo já disse a boca aberta que não acredita mais nos juizes. É verdade!! O chefe dos juizes foi a televisão e disse: “Eu sei que o povo não acredita mais em nós.” Mas já algum dia ele mandou prender algum juiz?

Um político uma vez disse assim: “Olha, isto é assim mesmo, a lei é feita para nós, os que somos legisladores e juizes, prejudicarmos os inimigos, ajudarmos os amigos e aplicar a lei as outras pessoas.” Ou seja, também se diz assim: Se você roubar até cinqüenta, cem mil dólares dá prisão; a partir de cem mil dólares para cima é política.

Agora, é verdade, muita gente critica governos, vocês criticam, nós criticamos, vamos a qualquer país há sempre criticas. Será que essas criticas têm razão de ser? Tem razão. E eu vou dizer porquê, não é preciso abrir as Bíblias, mas em Mateus 23 o próprio Jesus dizia assim:

“Ai de vós escribas e fariseus hipócritas, pois são semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro são cheios de ossos e de toda a imundícia.”

A gente ouve falar do senhor fulano de tal, o senhor engenheiro, o senhor doutor, o senhor juiz, o senhor deputado, o senhor ministro; olha que rico titulo, que rico sepulcro caiado por fora, tão bonito, engravatado, um titulo, um carro, uma posição; mas por dentro são todos iguais.

Portanto, quando as pessoas se queixam, elas só estão a gemer, porque o mundo está doente, elas estão a queixar-se porque não agüentam, isso está mal, não é só o clima, é a corrupção, é isto, é aquilo, é a aids, é inveja, é egoísmo, injustiça; o mundo está doente, e as pessoas gemem.

E nós cristãos temos que compreender o que se está a passar, nós cristãos ficamos irritados com as pessoas que são corruptas, com as pessoas injustas; eu sou primeiro que fico irritado, eu fico muito zangado, eu falo, eu me irrito. E depois Deus vem falar comigo e diz assim: “Não sei porque estás tão admirado, porque o mundo é assim! Há pessoas que são assim, tu eras assim!” Eu sei que você não era, mas eu era. E Deus começou a falar assim para mim

Os cristãos tem que se lembrar, que as pessoas são corruptas, são egoístas, injustas, levam jovens à droga, roubam dinheiro do estado, fazem trinta por uma linha, tiram vantagens dos seus cargos para apenas privilegiar a sua família, só por causa de um motivo: O coração deles está cheio de pecado.

É o único motivo!! As pessoas são assim, como você já foi assim, como eu já fui assim, porque nós tínhamos o espírito de pecado dentro de nós. Não há nada a fazer enquanto aquele espírito não sair de lá.

E eu vou vos ler baseado na palavra de Deus algumas notas que eu tenho aqui que é assim: Antes de eu ser salvo eu achava que tinha uma vida boa, eu achava que era uma boa pessoa, pois eu nunca matei ninguém, e nunca roubei grandes coisas. Ah, ah, ah; mas quando comecei a ler a Bíblia, diz lá em Isaías 64 que todos nós somos como imundo, e todas as nossas justiças como trapos de imundice. Isso já não gostei de ouvir. E que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Na Bíblia viva diz: “Todos nós somos podres e imundos por causa do pecado, e as nossas boas acções que pensamos ser um lindo manto de justiça, não passam de trapos mal cheirosos aos olhos de Deus.”

Eu digo-lhe, quando eu li isto, eu fiquei muito chateado com Deus: “Ó Deus, eu não sou nada disso, eu sempre fui uma boa pessoa.” Mas Deus disse: “Não nunca foste boa pessoa, e aquilo que tu fazes cheira mal.” Mas quem vai refilar com Deus? Ele é maior que nós!

Então todos inclui a mim. Então eu vi que eu afinal também era pecador e fui obrigado a mudar de opinião a respeito de mim mesmo.

Agora eu reconheço que antes eu não era bom não, passei a olhar para mim como Deus olhava: pecador, condenado, só merecendo a condenação para o inferno.

Também, antes eu pensava que se Deus me mandasse para o inferno era uma grande injustiça; mas depois comecei  a lembrar de duas ou três ou quatro coisas daquilo que eu tinha feito, e pensei: “Se calhar eu não era assim tão boa pessoa.” E então eu compreendi, que afinal Deus até tinha razão e Ele era bom porque Ele criou um plano para salvar as pessoas do seu pecado.

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna.”

Porque não há ninguém a face da terra que possa dizer que nunca pecou, não há nenhuma pessoa que seja boa aos olhos de Deus, todos pecaram. E Deus não tem prazer que ninguém vá para o inferno, mas que todos se convertam e vão o céu.

Então nesse ponto que eu acabei de mencionar, nós verificamos que o mundo está doente, e verificamos que as pessoas que são corruptas, que são injustas, que fazem coisas incríveis, fazem-na pura e simplesmente porque têm o espírito errado dentro deles, o espírito de pecado.

Então qual é a solução? A solução não está nas políticas.

Por exemplo: Portugal sofreu anos e anos uma ditadura muito má, com as riquezas debaixo dos pés, em Angola, Moçambique, em Guine, em tantos outros lugares, com tanta riqueza, porque é que os portugueses eram pobres na mesma? Porque a ditadura oprimia o povo, eram só dois ou três amigos do regime que tinham direito de ter fabricas e er todo dinheiro, e não queriam saber do povo para nada. E quando se levantaram algumas pessoas, demorou anos de luta interna para mudar um regime mau. Mas e depois? Ao fim de 15, 20 anos, vá ver como é que aquilo está, o povo está cansado, está chateado, já nem votam. A gasolina baixou, o petróleo da Opec baixou, mas o ministro sobe a gasolina. Rica justiça!

E nós gememos, nós sofremos, nós ficamos chateados, nós pagamos as contas, não vemos muitos resultados; mas sabe qual é a solução? Não está na política, muito menos na guerra. Então onde está a solução? Eu vou lhe dizer onde está a solução: Só em Jesus Cristo.

Mas ouça com atenção o que eu vou dizer agora; porque isto não é nenhum slogan religioso, a solução está no seguinte: Os homens que são maus e corruptos, são assim porque eles tem um espírito errado lá dentro. E só Jesus pode entrar lá dentro daquele coração, retirar aquele espírito mau e pôr o seu Espírito Santo. Aleluiaaaaa!!! Só Jesus pode fazer isso, os homens são maus, são corruptos, levam os jovens a droga, fazem 30 por uma linha, porque ele têm o espírito mau dentro deles, o espírito do mundo o espírito de pecado.

E só Jesus tem o poder para entrar lá dentro limpar tudo e pôr o Espírito de Deus, e depois o que é que se passa? Ele agora fica com amor ao próximo. Um político promete que vai fazer bem ao próximo, e depois passado uns anos ele está se aproveitando do seu cargo para quê? Para comprar uma boa casa, para construir um negócio por conta própria para sua mulher, para os seus filhos para os seus primos e para os seus amigos. Ele não ama nada o povo, ele não ama o povo porque ele não tem o amor de Jesus, só um Cristão que for, só um presidente ou ministro, um deputado que tiver Jesus Cristo é que pode de fato amar o povo, mais ninguém pode amar o povo, é impossível; se eu pegar aqui nesse copo e encher este copo de lixo, eu não posso dar de beber a alguém com lixo. Mas se eu limpar o copo lá dentro, foi o que Jesus fez no meu coração e no seu coração e puser água viva, então eu posso dar água viva a quem tem sede, posso amar o meu vizinho, posso amar o pecador, posso amar todas as pessoas, só Jesus pode fazer isto, mais ninguém pode fazer isto!

A única solução é Jesus, eu quero dizer que a única solução para Angola está em Jesus Cristo. A solução para Portugal, para todos os países: Jesus Cristo! Entrar no coração das pessoas, começando pelas pessoas lá de cima no governo. Porque enquanto nós não levarmos Jesus Cristo aos governantes, eles continuarão na mesma.

Você lembra havia um rei, ele tinha a mania que era uma pessoa muito importante, o rei Nabucodonosor, era muito vaidoso. Deus retirou o espírito de homem e pós o espírito de vaca, e aquele homem passou a viver como uma vaca. Estou a ensinar isto para explicar que só Deus pode entrar dentro da pessoa, retirar o lixo e pôr o amor verdadeiro, a justiça, a vontade de ajudar o próximo, etc., só Jesus pode fazer isso, mais ninguém.

Só Jesus tem o poder de entrar dentro de uma pessoa, retirar o mal e pôr o espírito certo. Nós até podemos ficar chateados quando alguém faz mal, podemos ficar aborrecidos, gemer quando a ouvimos acerca de corrupção, ouve disso ouve daquilo, mas só tem solução se dermos Jesus Cristo a essa pessoa, dar Jesus Cristo a esta gente.

Então agora eu posso compreender porquê que Jesus nos mandou pregar o evangelho a toda criatura, Marcos 16:15 – Ide por todo mundo pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

Meus irmãos, Jesus nos comissiona, nos dá uma tarefa, uma missão, um trabalho, de irmos pregar o evangelho. Agora tome nota meu irmão: O que é o pregar o evangelho? Pregar evangelho não é curar os doentes, pregar o evangelho não é expulsar demônios, pregar o evangelho é dizer a eles o que eu acabei de dizer.

Que meu amigo tu precisas de Jesus Cristo, porque não há salvação sem Jesus Cristo. “Há mas eu sou boa pessoa.” Não há boas pessoas, todos nós falhamos, todos nós pecamos, todos nós fizemos injustiças, tu tens que deixar Jesus entrar no teu coração para Ele retirar esse Espírito de erro e de egoísmo e pôr o Espírito de Jesus Cristo lá dentro.

Não há outra salvação a não ser desse jeito, nascer de novo foi o que Jesus disse, tu tens que nascer de novo para entrares no céu. Nascer de novo? Dizia o senhor Nicodemos, quer dizer que tenho que entrar na barriga da minha mãe agora que eu já sou assim dessa idade? Tu quando nasceste na carne a tua mãe deu-te a luz na carne, mas agora tens que nascer do Espírito, o que é nascer do Espírito?

É exatamente isso, quando a pessoa reconhece que ele não está bem, que ele não pode se salvar, que o mundo geme, que isto tudo não presta, ele então se volta para Jesus Cristo e diz: “Senhor eu reconheço que tu morreste por mim lá naquela cruz, tu pagastes o preço por mim eu é que devia ir parar ao inferno, mas tu pagastes aquela condenação.”

Para que quando for ao supremo tribunal, o juiz, o supremo Deus, o todo poderoso, possa olhar para mim e dizer: “alguém pagou a sentença deste homem, foi Jesus Cristo, Jesus foi para a prisão nas vezes deste homem, este homem pecou mas Jesus pagou a sentença.” Isso é que é evangelho.

Evangelho não é dizer que Deus é bom, claro que Deus é bom, não é dizer que Deus cura, claro que Deus cura, não é dizer que Deus dá dinheiro, claro que Deus dá dinheiro, evangelho é pregar isto que eu acabei de dizer.

Uma pessoa tem que permitir que Jesus entre lá dentro, retire o que está mal e ponha o espírito de Deus lá dentro. Então os pais vão se dar bem com os filhos, os filhos vão se dar bem com os pais, os maridos vão se dar bem com as esposas e vice versa; qual é o problema dos casamentos? Falta Jesus Cristo no coração dos casais. No casamento eles são egoístas, os dois são maus, os dois só se interessam um pelo outro, porquê? porque não têm o Espírito de Jesus Cristo, é impossível uma pessoas dizer que ama o próximo ou a sua mulher se não tiver o amor de Jesus Cristo; a prova, quantos casamentos vão por água a baixo? Quantos casais se estragam mentindo e fazendo mal uns aos outros? Eles não se amam nada, amam-se a si mesmo, são egoístas, só Jesus é que é a solução para o casamento.

As mães dizem que gostam muito dos seus filhos mas não gostam nada, são egoístas, só querem o filhinho ali, o meu filhinho, pastor ore pelo meu filhinho coitadinho. Está bem traga o seu filhinho no próximo domingo; no próximo domingo vem um filhinho pequenino, um matulão de 2 metros de altura, um gigante, 35 anos, um filhinho.

Jesus nos comissionou para ir pregar o evangelho; para quê? Para sarar as nações, irmãos eu quero dizer uma coisa: esta comissão de pregar o evangelho é para quem? É para todos!

E nós devemos pregar este evangelho, a quem? A toda as nações, a todas as tribos, a todos os jovens, médicos, juízes, generais, eminências, pessoas, colegas, amigos, familiares, a toda gente. De cidade em cidade, de emprego em emprego, de aldeia em aldeia, pregar que só Jesus Cristo é a solução.

Ouça que eu lhe vou dizer: Eu quero propor, por Deus, a vocês o recado de Deus, que hoje seja o primeiro dia de uma campanha de evangelização como nunca foi feita, em que você vai falar com os seus familiares, dando-lhe Jesus Cristo e depois discipulando, trazendo a Igreja.

Se você for médico, você vai falar com os seus colegas, para os médicos serem cheios de Jesus; se você for um oficial da tropa você vai falar aos seus colegas, dia e noite a todos eles que Jesus Cristo é a solução. Para que Jesus entre nos oficiais, nos soldados, e retire o espírito de guerra, o espírito de matar e pôr o Espírito de paz e o Espírito de amor pelo próximo.

Depois se você é do parlamento, se é uma eminência do estado, você vai falar com os seus colegas com quem você trabalha e dê-lhe Jesus Cristo, para que Jesus Cristo entre lá dentro e tire o espírito próprio dos homens, de egoísmo, de corrupção, de vaidade, de invejas, dessas coisas todas, e ponha o Espírito de amor de Jesus Cristo, até que todas as pessoas, seja qual for a Nação, estejam cheios de Jesus Cristo.

Os governantes cheios de Jesus Cristo, parlamento cheios de Jesus Cristo, então sim, Jesus Cristo derramara paz e amor, sairão leis cheias de amor, as quais serão cumpridas, e essa nação será uma grande nação para Deus. Aleluia.

Para resumir esta lição eu quero lhe dizer mais uma vez: O mundo está doente, está podre, está estragado, e por isso as pessoas fazem tantas coisas más, porque dentro delas está o espírito que Jesus sempre disse que estava, é o espírito de pecado, que entrou desde Adão e Eva quando pecaram, mas só Jesus Cristo tem o poder de entrar lá dentro, retirar o que está mal e pôr o Espírito certo de amor, de paz, de justiça, amor pelo próximo, ajudar o próximo etc.

Então qual é a nossa tarefa? É pregar o evangelho, converter essas pessoas, discípula-las, trazê-las a Igreja para que elas sejam cristãs também, para que Jesus se utilize delas, para mudar a nação, para mudar o governo para mudar o seu emprego, para mudar as escolas, para mudar os casais, para mudar os filhos, para mudar todas as pessoas.

Só Jesus é que é a solução deste país, e de todos os países, então eu pergunto: Você quer ser usado por Deus para mudar a nação? Então diga:

Senhor Jesus, eu já fui do mundo, eu era como eles, eu era mau, corrupto, egoísta, com espírito de erro, espírito do mundo, mas Tu Senhor Jesus entrastes dentro de mim, e tirastes este espírito e pusestes o teu Espírito, um Espírito Santo, um Espírito limpo, puro cheio de paz, cheio de amor, só Tu Jesus és a solução. E agora Senhor Jesus eu sou um vaso nas mãos do Oleiro, usa-te de mim para ganhar pessoas, colegas, familiares e amigos para Ti Senhor Jesus Cristo. Eu oro em Nome de Jesus. Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...