O Deus dos Benefícios

Diz em Sl. 103:1-3 “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o Seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor e não te esqueças de nem um só de Seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades.

Se a escritura acima mencionada é aplicável debaixo da velha Aliança, quantos maiores benefícios podemos nós esperar debaixo de uma Nova Aliança estabelecida em melhores promessas?

Um dos benefícios do Velho Testamento era que Ele curava todas as nossas doenças. Por isso, como filhos de Deus vivendo hoje debaixo de uma nova e melhor aliança, a saúde é nossa em nome de Jesus.

Tudo o que está em Deus vem de Deus – e tudo o que vem de Deus está em Deus.

De onde vieram as doenças e enfermidades?

Será que a doença e a enfermidade foram dadas ao homem por Deus? Foi Deus que colocou a doença e a enfermidade na terra? Vamos olhar para as Escrituras para assim obtermos as nossas respostas.

Gn. 1:26-28 – Deus não amaldiçoou a terra, Ele abençoou-a. Será que pobreza é uma benção? A doença é uma benção? Não! Deus olhou para aquilo que tinha feito e viu que era bom – e NÃO mau!

Gn. 1:31 – Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom…Deus criou a terra sem pecado. A doença e a enfermidade não existiam na terra quando Adão e Eva foram criados. Quando você nasce de novo é liberto da penalidade do pecado. Quando você anda na terra como um filho de Deus pode ter domínio sobre isso. No entanto, quando Jesus voltar viveremos livres da presença do pecado e da doença. Quando o pecado entrou na terra, a morte entrou e Adão e Eva foram privados da presença de Deus.

Se a doença não vem de Deus, porque é que existem Cristãos doentes? A sua fé começa quando a vontade de Deus é conhecida.

Há duas coisas que podem ser um obstáculo á sua caminhada com Deus.

1. Falta de Conhecimento

Os. 4:6 – “O meu povo é destruído porque lhe faltou o conhecimento”

Muitas pessoas acreditam, erradamente, que Deus lhes deu doenças para conseguir ensinar-lhes algo. Apesar de acreditarem que Deus é que as pôs doentes ou enfermas, querem pedir a Deus para as curar! Eu não quero ir contra a vontade de Deus para a minha vida – preferia descobrir qual a Sua vontade. A doença não vem de Deus – não há doenças no céu.

Tg. 1:13 – Ninguém, ao ser tentado, diga “sou tentado por Deus”, porque Deus não é tentado pelo mal, e Ele mesmo a ninguém tenta.

Deus não pode colocar algo mau em si porque, Ele não tem nada de mau para lhe dar.

Deus o irá provar. Assim como você prova os seus filhos ao dizer coisas, tais como: – “Se queres ir para a Universidade, então é isto que terás de fazer…” ou ” se queres ir de férias terás de…” mas você NUNCA testaria o seu filho com o mal. Nenhum pai, no seu perfeito juízo, poria a mão da criança em cima de uma chapa quente, para lhe ensinar algo acerca de aquecimento. Jesus disse que se pedíssemos ao nosso pai terreno um pão, ele não nos daria uma pedra, quanto mais o nosso Pai celestial nos dará o que Lhe pedimos. (Leia Lucas 11:9-13). COMPREENDA QUE DEUS É UM DEUS BOM.

2. Andar fora da proteção de Deus.

Se conduzir bêbado na estrada a 200Km por hora e sofrer um acidente, não pode culpar o Ministro dos Transportes caso seja apanhado. Da mesma forma, quando andamos fora das leis de Deus, não podemos culpá-lo pelo mal que nos acontece. O diabo é real; ele é aquele que traz doença, enfermidade, depressão, medo, ansiedade e tudo o que é mau. Ele sabe que pode magoar mais um dos pais, atacando a criança, do que o próprio adulto. Pense nisso, eu sei que na minha vida, pode magoar-me mais ao atacarem meu filho. Como filho de Deus, O meu Pai é magoado quando satanás me ataca. No entanto, quando eu descubro o que a Palavra de Deus diz e começo a andar na minha herança, quando me apercebo de que satanás já está derrotado – eu apenas tenho de impor essa derrota. Então satanás está em apuros e eu sou vitorioso em Cristo Jesus.

Tg. 1:14-17 – Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz, então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito são lá do alto, descendo do pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança

Todo o dom perfeito vem de Deus, Deus é o mesmo hoje e para sempre. Não  se engane.

Jo. 10:10 – A natureza do diabo é roubar, matar e destruir – esta é a sua natureza, ele não a pode evitar. Mas se você quer descobrir o caráter e a natureza de Deus, então, olhe para Jesus. Jesus nunca agiu contra a vontade de Deus o Pai e Ele curou todos aqueles que vieram até Ele.

Hb. 1:3 – Ele, que é o resplendor da glória ( ser de Luz, o raio ou brilho, esplendor do divino) e a expressão exata do seu Ser (da natureza de Deus)…

Dois terços do ministério de Jesus foram gastos a orar pelos doentes. Jesus, o Filho de Deus, não operou na Sua divindade, mas como uma pessoa ungida andando na terra. Ele andou segundo a Velha Aliança. Em At. 10:38 especificamente, a Palavra diz-nos como “Deus ungiu Jesus”. Deus não pode ungir Deus. Ele já é ungido. Jesus esvaziou-se a Si mesmo para vir à terra como homem (Fp.2:7-8), então Deus ungiu-O. Em Jo. 14:12, Jesus diz-nos que faríamos obras maiores do que Ele. Em Jo. 17:18 Jesus clama,”Como Tu me enviaste ao mundo, assim eu também os envio ao mundo.” Foi por esta razão que Ele disse aos discípulos, em At. 1:8, para esperarem até receberem poder e depois poderiam ser testemunhas. Jesus veio à terra para salvar a humanidade, mas ninguém pode ser salvo sem fé. Deus é um Deus de fé e Deus responde à fé.

Gl. 3:13-14 – Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós (porque está escrito maldito todo aquele que for pendurado no madeiro), para que a benção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, para que pela fé recebamos a promessa do Espírito.

Gl. 3:29 – E se sois de Cristo, sois, então, semente de Abraão e herdeiros de acordo com a promessa.

Nós fomos redimidos da maldição da lei (não das bênçãos). Nós temos um pacto melhor! Jesus levou os nossos pecados na cruz e também levou as nossas doenças – isto faz parte da nossa redenção.

Is. 53:4-5 Jesus nunca esteve doente enquanto andou na terra. Ele apenas se tornou doente quando foi à cruz. Assim como tomou o nosso pecado quando foi ao Calvário, também tomou a nossa doença.

Mt. 8:17 – Para que se cumprisse o que for a dito pelo profeta Isaías, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e suportou as nossas doenças”.

I Pd. 2:24 – Levando Ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

“Pai, eu oro hoje para que as pessoas compreendam que Tu é um Deus de misericórdia, compaixão e amor. Que tudo o que queres para nós é para nosso benefício.Tu deste-nos a Tua Palavra para que saibamos como viver uma vida abundante em Jesus Cristo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...