Category Archives: Martinho Lutero

As 95 Teses de Martinho Lutero

Em 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero afixou na porta da capela de Wittemberg 95 teses que gostaria de discutir com os teólogos católicos, as quais versavam principalmente sobre penitência, indulgências e a salvação pela fé. O evento marca o início da Reforma Protestante, e representa um marco e um ponto de partida para a recuperação das sãs doutrinas.

Cada Qual Ame e Honre o seu Cônjuge

Leia em sua Bíblia: Efésios 5.31-33

Não obstante, vós, cada um de per si, também ame a sua própria esposa com a si mesmo”. (v. 33)

História da Vida e Perseguições

Não me envergonho do Evangelho

Biografia

Momentos decisivos

Prefácio à Carta de São Paulo aos Romanos

Esta carta e verdadeiramente a mais importante peça do Novo Testamento. É o evangelho mais puro. É de grande valor para um Cristão não somente para memorizar palavra por palavra, mas também para o ocupar com isso diariamente, como se fosse o pão diário da alma. É impossível ler ou meditar nesta carta {tão pouco}. Quanto mais alguém lida com ela, mais preciosa ela se torna e melhor ela saboreia. Por esta razão, eu quero completar meu serviço e, com este prefácio, prover uma introdução para a carta, a medida que Deus me dá habilidade, de maneira que qualquer um possa obter o mais profundo entendimento dela. Até agora ela tem sido escurecida{colocada em trevas} pelas interpretações [notas de explicação e comentários que acompanham o texto] e por muitos um comentário sem uso, mas está dentro dela própria uma luz resplandecente, quase resplandecente o suficiente para iluminar toda a Escritura.

Prefácio ao Novo Testamento

Das Neue Testament Deustsch, 1522. Vorrede”.

Ao retornar da assembléia imperial de Worms, em fins de abril de 1521, Lutero foi seqüestrado” por cavaleiros do duque eleitor Frederico da Saxônia e posto em segurança no Wartburgo, a poucos quilômetros de Eisenach. Como herege excomungado pelo papa (bula de 4 de janeiro de 1521) e proscrito pelo imperador (édito de 26 de maio de 1521), corria perigo de vida. Convinha ao eleitor que permanecesse em lugar incerto e ignorado” até Segunda ordem.

Dinheiro: Grandes Exemplos e Conselhos Sábios do Passado

Geralmente quando pensamos na Reforma do cristianismo do século XVI, lembramos da grande mudança doutrinária da justificação pela fé e da desvinculação da autoridade central de Roma. Poucos sabem, talvez, como a Reforma mudou a atitude dos cristãos em relação ao dinheiro.

error: Conteúdo protegido.