Os regulamentos da vida cristã

Antes de ser “cristão”, você “conformava-se” com a idéia de ser “derrotado”, de perder, ficar doente de vez em quando, dos negócios não correrem bem, … de não VENCER NA VIDA.

Mas, logo que recebeu Jesus, você Nasceu de Novo, e soube que:

“É MAIS QUE VENCEDOR; MAIOR É O QUE ESTÁ EM SI, DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO; DEUS ORDENA AS SUAS BÊNÇÃOS SOBRE SI E SOBRE TUDO O QUE VOCÊ FAZ; NENHUM MAL CAIRÁ SOBRE SI PORQUE DEUS DÁ ORDEM AOS SEUS ANJOS; VOCÊ É MAIS QUE VITORIOSO EM CRISTO”.

E assim, agora você já não quer perder, mas quer ganhar “sempre”. Fica semana após semana a ser mais sensível às pequenas derrotas. Você só admite vitórias. Mas não vai conseguir chegar ao ponto de vencer Todas as Batalhas em duas semanas. Você precisa estudar, precisa aprender:

OS REGULAMENTOS DA VIDA CRISTÃ:

1- LEIA A BÍBLIA TODOS OS DIAS
2- PONHA JESUS EM 1º LUGAR NA SUA Vida
3- FREQÜENTE A IGREJA REGULARMENTE
4- TESTEMUNHE DE JESUS
5- RESISTA ÀS TENTAÇÕES
6- NÃO AME O MUNDO
7- COMO AGIR DURANTE AS TRIBULAÇÕES
8- ANDE EM AMOR
9- APRENDA O SEGREDO DE ORAR
10- DEPENDA SEMPRE DO ESPÍRITO SANTO

Nº. 1 – LEIA A BÍBLIA TODOS OS DIAS

Muito cristão come duas a três refeições por dia (para manter o físico) mas no tocante ao espírito come uma vez por semana (sáb/dom). E depois admira-se e pergunta “porque é que as coisas não me correm bem?”.

Mateus 4:4 – “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”.

I Pedro 2:2 – Como bebês desejai o leite da Palavra de Deus

“Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por eles vades crescendo”

Josué 1:8 – Medite na Palavra dia e noite e então prosperará

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás”.

Salmo 1:1-3 – Bem aventurado o varão … tem prazer na Lei do Senhor … e tudo quanto fizer prosperará

“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará”

Provérbios 4:20-22 – A Palavra de Deus é “VIDA” em absoluto = Energia

“Filho meu, atenta para as minhas palavras: às minhas razões inclina o teu ouvido. Não as deixes apartar-se dos teus olhos: guarda-as no meio do teu coração. Porque são vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo”

A Palavra de Deus, é a Vontade de Deus para si, é Deus a falar pessoalmente consigo.

A Fé só vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

COMO LER A BÍBLIA?

a) Comece pelo Novo Testamento

b) Comece por um dos Evangelhos – Ex.: S. João

c) Depois leia Atos, Romanos, …

d) Paralelamente estude por assuntos

(Crie o hábito de trazer para as reuniões, um lápis e papel – tome notas e durante a semana estude o assunto pregado na reunião)

e) Compre “bons livros” e “cassetes” – – encha a sua casa da Palavra de Deus.

Em vez de ler “venenos”, leia, ouça, encha-se da Palavra.

Nº. 2 – PONHA JESUS EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA VIDA

Ponha as suas “Prioridades” no lugar certo:

1º) Ponha a Deus/Jesus em 1º lugar na sua vida;

2º) Ponha a sua Mulher/Marido em 2º lugar na sua vida;

3º) Ponha os seus Filhos em 3º lugar na sua vida;

4º) Ponha o Negócio/Emprego em 4º lugar na sua vida;

5º) Ponha Tudo o Resto a Seguir

Se você tiver que “optar” entre ir a um Futebol, Cinema, Mulher … ou vir a um reunião ouvir o que Deus diz – decida-se pela reunião de Deus.

Senão, você está a pôr o Futebol ou o Cinema no Lugar de Deus. Tem que decidir quem vai preencher o Lugar destinado a Deus: O Emprego, Futebol … ou JESUS

Tudo tem o seu tempo: Há tempo para Comer, Há tempo para Dormir, Há tempo para Trabalhar, Há tempo para se Divertir – Deus não é contra as Diversões, (antes pelo contrário), Há tempo para Deus

Mateus 6:25-33 – … buscai 1º o Reino de Deus e tudo o resto vos será acrescentado

“Por isso vos digo: não andeis cuidadosos, quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestido, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham, nem fiam; E eu vos digo que, nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque, todas estas coisas os gentios procuram) Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Muitas pessoas pensam assim:

– “Um dia, quando tiver tempo, depois de ter a vida arrumada, depois de ter os negócios em dia, então irei à Igreja, e pensarei em Deus”.

No entanto, nós devemos proceder ao contrário. Devemos pôr Jesus em primeiro lugar, porque então Deus fará com que tudo o resto que nós precisamos, nos seja feito.

Nós não devemos andar atrás de “coisas”, de dinheiro, de fama, de posição social, etc. Devemos sim andar atrás de Deus, porque só então tudo o resto nos será acrescentado.

Veja Deuteronômio 28:1-2 – “E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará, sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus”

Repare que Deus diz “… se ouvires a voz do Senhor teu Deus … então todas estas bênçãos (as que estão descritas nos versículos 3 a 14), virão sobre ti e te alcançarão”.

Já não somos nós que andamos atrás das coisas, são as coisas que virão atrás de nós e nos alcançarão.

Mateus 10:28-39 – “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma: temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade do vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois, mais valeis vós do que muitos passarinhos. Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas, qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante do meu Pai que está nos céus. Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E, assim, os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe, mais do que a mim, não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha, mais do que a mim, não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.”

Repare nas afirmações de Jesus:

– “… qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante do meu Pai …”

– “Quem ama o pai ou a mãe, mais do que a mim, não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha, mais do que a mim, não é digno de mim”;

– “… e quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”

Jesus diz que quem amar mais Pai ou Mãe, Mulher, Marido, emprego, posição social, etc., não é digno de Jesus.

Quem não é digno de Jesus não entrará no Reino de Deus. Pôr a Jesus em primeiro lugar também implica nós amarmos a Deus, mais que todas as pessoas, por mais íntimas que sejam, e mais que a posição social, etc.

Jesus também diz que quem não toma a sua Cruz não é digno de Jesus, o que implica não entrar no Reino de Deus.

Tomar a sua Cruz não é sofrer doenças, cortar-se todo para “agradar a Deus”, sofrer pobreza, etc.

Tomar a nossa cruz, é pormos a nossa Vontade Própria no chão e fazermos a Vontade de Deus.

Deus não nos tira a Vontade Própria. Nós continuamos a ter vontades próprias, só que quando a nossa vontade é diferente da Vontade de Deus, nós devemos pôr a nossa Vontade no chão e tomar a Vontade de Deus e fazê-la. Isto, também é pôr Jesus em primeiro lugar na nossa vida.

Tomar a nossa cruz, também implica que por vezes temos que sofrer PERSEGUIÇÕES e TRIBULAÇÕES por causa de seguirmos a Jesus e, por praticarmos a Palavra de Deus.

Perseguições acontecem quando nos insultam e maltratam por sermos cristãos e por levarmos Jesus a sério.

Tribulações são problemas que nos surgem pelo fato do diabo existir e tentar afastar-nos dos Caminhos de Deus. Tomar a nossa Cruz, neste contexto, significa que temos que sofrer estas coisas “por amor a Jesus”.

Se você puser a Jesus em 1º lugar, ele lhe dará a mulher dos seus sonhos, os filhos como você quer, etc., por isso afirma David no Salmo 37:4 – “Deleita-te, também, no Senhor, e Ele te concederá o que deseja o teu coração”.

João 15:7-8 – “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.”

Pôr a Jesus em primeiro lugar, também implica nós meditarmos na Palavra de Deus.

Quando estamos a ler a Bíblia é como se estivéssemos a ouvir Deus falar-nos, e é um modo de termos comunhão com ELE.

Jesus põe duas condições para que Ele responda às nossas orações:

1ª) Temos que estar em Jesus, i.e., temos que estar salvos;

2ª) Temos que ter a Palavra de Deus em nós, i.e., temos que ler a Palavra de Deus regularmente.

Nº. 3 FREQÜENTE A IGREJA DENOMINACIONAL

Hebreus 10:25 – Não deixando a nossa Congregação – IGREJA – Como é costume de alguns, antes admoestando-nos …

“Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros, e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

Igreja é o conjunto das “pessoas” que são Nascidas de Novo – Não é o edifício.

Romanos 16:3-5 – Saudai a igreja que está em casa de …

“Saudai a Priscila e a Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais, pela minha vida, expuseram as suas cabeças; o que não só eu lhes agradeço, mas, também, todas as igrejas dos gentios.

Saudai, também, a igreja que está em sua casa. Saudai a Epéneto, meu amado, que é as primícias da Ásia, em Cristo”.

Colossenses 4:15 – E a Ninfa e à igreja que está em sua casa

“Saudai os irmãos que estão em Laodiceia, e a Ninfa e à igreja que está em sua casa.”

Jesus é o “Chefe” da Igreja = Corpo de Cristo.

Cada um de nós é um “membro” do Corpo de Cristo.

Um é o “olho”, outro o “calcanhar”, outro o “ouvido” …

Efésios 1:22-23 – JESUS – O Chefe da IGREJA

“E sujeitou todas as coisas aos seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”

I Cor. 12:12-28 – … nós somos o Corpo de Cristo – Há muitos membros e todos são importantes

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque, também, o corpo não é um só membro, mas muitos. Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será, por isso, do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo. E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça aos pés: Não tenho necessidade de vós. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos, são necessários; E, os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e, aos que em nós são menos decorosos, damos muito mais honra. Porque, os que em nós são mais honestos, não têm necessidade disso; mas Deus assim formou o corpo, dando mais honra ao que tinha falta dela; Para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”.

As reuniões da Igreja não são “SHOWS”. Reunimo-nos para:

– Louvarmos a Deus

– Aprender a Palavra de Deus

– Termos Comunhão uns com os outros

– Educarmos a nossa Família nos Caminhos do Senhor

– Para “Servirmos ao Senhor” com o talento que tivermos (música, escrever à máquina, visitar famílias …)

Apocalipse 22:12-14  – Cada um receberá um “galardão”, conforme o trabalho que faz para o Senhor

“Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.”

Ofereça-se para colaborar na Igreja.

Apocalipse 3:14-19 – Deus vomita os “mornos” – (Flácidos). Vamos ser QUENTES (FERVOROSOS) para Jesus. Amém!

“E. ao anjo da igreja que está em Laodiceia, escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente; Oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu, Aconselho-te que de mim compres ouro, provado no fogo, para que te enriqueças, e vestidos brancos, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez, e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.”

Nº. 4 – TESTEMUNHE DE JESUS

As células, no corpo humano, reproduzem-se, multiplicam-se por si só. Assim também, no Corpo de Cristo, a Igreja, cada órgão (uma célula) tem que se reproduzir isto é, ganhando outros para Jesus.

A palavra Evangelho significa “Boas Novas”; é a Boa Nova da Redenção contida na pregação de Cristo. O Evangelho merece todo o crédito; é a Verdade indiscutível; é o conjunto das doutrinas por que se regula o Cristianismo.

Qual de nós quer que os nossos familiares, vizinhos, amigos, colegas … se percam?! Então vamos dar-lhes aquilo que para nós é melhor do que a própria vida – o Amor de Jesus, tornado evidente ao morrer por nós na Cruz. «Sereis minhas testemunhas …»

O irmão/ã é chamado para ser testemunha de Jesus Cristo, nosso Senhor. Esta é a tarefa mais gloriosa e privilegiada que um filho de Deus pode desejar e fazer.

Se amar ou respeitar alguém de todo o seu coração, não poderá deixar de falar dele a quase toda a gente com quem se encontre.

Todos os dias lemos nos jornais ou ouvimos pessoas referirem-se a determinadas personalidades importantes, enaltecendo-lhe o seu nome ou o seu valor. E de um modo geral, os próprios pais gostam de falar dos seus filhos, porque os amam muito.

Assim, devemos nós também dar testemunho do Amor do nosso Deus, que já conhecemos e em quem cremos, sabendo que Ele entregou à morte o Seu próprio Filho por nossa causa, a fim de nos poder salvar. E não só isso. O Senhor Jesus ordenou-nos que «fôssemos por todo o mundo e pregássemos o Evangelho a toda a criatura».

a)DAR TESTEMUNHO DE QUEM? Devemos ser testemunhas de quê ou de quem?

1) Devemos dar testemunho de Jesus Cristo

Atos 1:8 – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

Atos 22:14 – “E ele disse: O Deus dos nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo, e ouças a voz da sua boca. Porque hás-de ser sua testemunha para com todos os homens do que tens visto e ouvido.”

I Coríntios 1:23 – “Nós pregamos a Cristo crucificado”

2) Devemos dar testemunho do Evangelho de Cristo

Marcos 13:10 – “Importa que o Evangelho seja primeiramente pregado entre todas as gentes”

Lucas 9:60 – “Anuncia o reino de Deus”

Marcos 16:15 – “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura”

Atos 20:24 – “Em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do Evangelho da graça de Deus.”

Em resumo: temos que falar aos outros sobre o amor de Deus para conosco, da morte e da ressurreição de Cristo e da salvação para o homem.

b) DAR TESTEMUNHO A QUEM? A Bíblia diz: “a toda a criatura” – “a todas as gentes”. Isto quer dizer que o irmão/ã tem a responsabilidade de partilhar o Evangelho com todas as pessoas – homens, mulheres, jovens e crianças – em todas as ocasiões.

Foi porque alguém quis repartir o Evangelho consigo que veio a conhecer Jesus Cristo, como seu Salvador.

Mas há muita gente que nunca poderá chegar a ter conhecimento do amor de Deus, a não ser que você lho mostre.

O Evangelho é como o pão para o corpo humano. É um tema para todas as pessoas, sejam elas novas ou idosas.

O Evangelho está para o homem, assim como o pão está para o faminto.

O Evangelho é o Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê (Romanos 1:16).

O Evangelho é o mesmo que Boas Novas e não más notícias.

Quando um cristão apresentar Jesus, deve dar ênfase ao Seu Grande Amor para nos salvar, curar, libertar, ensinar e fazer prosperar.

Cristo, é tudo o que o pecador precisa para viver uma vida feliz e de pleno significado.

Seja um imitador de Cristo e, o pecador não terá dificuldades em crer na sua evangelização.

c) COMO DAR TESTEMUNHO? Há diferentes maneiras de dar testemunho:

1. Comece na sua própria casa.

Conte à sua família qualquer coisa da sua nova experiência em Cristo.

A sua família está contra si em virtude de ter aceite a salvação de Jesus? – Comece então a orar por eles todos os dias, pedindo a Deus que lhes abra o entendimento à luz e à verdade.

Siga os mandamentos de Jesus e assim mostrar-lhes-á, através da sua exemplar conduta, o poder do Evangelho em transformar a sua vida.

2. Depois pense nos seus vizinhos.

Quantos lares não existem que ainda não receberam o testemunho do Evangelho? No seu bairro, na sua aldeia, na sua vila – não será que você tem para com eles a responsabilidade de lhes levar a mensagem de Deus?

3. Há muitas regiões no mundo onde Deus necessita de homens para pregarem o seu Evangelho.

Pode ser que Deus tenha algum plano para si em relação à obra missionária.

Deus salvou-nos para o servirmos. Lembre-se sempre que há muitas pessoas (quem sabe, se milhares) que jamais saberão que Cristo morreu para as salvar, a menos que lhes leve essas Boas Novas.

Mateus 10:32 – “… o que confessar Jesus diante dos homens…”

Mateus 5:11-16 – Somos o Sal da Terra, Somos a Luz que ilumina nas Trevas

Todos nós temos uma missão a desempenhar para com Deus – ganhar almas para Jesus.

O mundo anda perdido, cheio de problemas e doenças; a juventude não tem esperança mas nós temos a solução – JESUS CRISTO – Aleluia!

Lembre-se sempre que o tema da pregação não é o “nosso evangelho”, mas sim o de Jesus Cristo. A Cruz é que atrai os homens; Deus, através do Seu Espírito, acompanha-nos nesta missão, para confirmar a Sua Palavra com sinais e maravilhas (Marcos 16:15).

Irmão e irmã, Deus confia em si! DEUS TEM FÉ EM SI!

Deus tem fé em como você irá levar a mensagem de Salvação às pessoas que andam perdidas, sem esperança, doentes, cheias de problemas.

DEUS PRECISA DE SI! Deus não tem pés, por isso Ele precisa dos seus pés, para ir onde ainda ninguém foi testemunhar de Jesus.

Deus não tem boca, por isso Ele precisa da sua boca, para falar ao mundo perdido, que há um Salvador.

Nº. 5 – RESISTA ÀS TENTAÇÕES

Quando Nascemos de Novo, não pensem que as Tentações acabaram. De fato, começam.

Passamos a ser uma ameaça para satanás, daí a razão de começarmos a ser mais tentados.

A) PROVENIÊNCIA

Já sabemos que o diabo tenta o cristão, dizendo: “não tem mal podes fazer o que quiseres, Deus não se vai zangar”.

Mas, muitas vezes, é a nossa carne, a concupiscência da carne que nos leva a pecar. Pois a vontade da carne estava habituada a fazer certas coisas antes de aceitarmos Jesus.

Não podemos dizer: “por Deus sou tentado”. Porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. O diabo lança iscas para mordermos.

Tiago 1:13-15 – Cada um é tentado pelos próprios deleites. Deus não Tenta Ninguém.

Por isso, é muito importante que o crente leia a Bíblia, medite na Palavra de Deus, para que a sua mente seja Lavada, Renovada, pela Palavra de Deus.

B) AFASTE-SE DAS CAUSAS

Salmo 1:1 – afaste-se das pessoas, lugares … que o tentam

“Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Deleitarmos-nos no Senhor, é fazer a Sua Palavra. Aqui podemos verificar que Deus nos diz “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios …”

Irmão, sempre que precisar de um conselho ou de direção na sua vida, não se dirija aos pecadores a pedir conselhos – pois não se deve esquecer que agora o seu Pai é Deus, e o pai dos pecadores, dos filhos da desobediência é satanás.

Você pode aconselhar-se com outros cristãos que façam a Palavra de Deus, bem sucedidos, com bons frutos da Palavra. Assim você será bem-aventurado.

Não nos devemos deter no caminho dos pecadores nem assentar na roda dos que escarnecem de Deus. Deus, o nosso Pai, não se agrada disso, amém?!

I Coríntios 5:9 – não vos associeis aos devassos.

Deus adverte-nos para não nos associarmos a pessoas ou lugares que nos possam tentar a pecar.

A convivência com pessoas que praticam iniqüidade, fará com que mais cedo ou mais tarde nos afastemos dos caminhos de Deus.

Podemos ir a um lugar indesejável tirar de lá alguém, mas não para nos associarmos a ele.

O Pecado Mata – é invenção do diabo para nos destruir (I Cor. 15:56)

O aguilhão da morte é o pecado.

O ferrão do pecado, é como um veneno que mata. Por isso, afaste-se dos sítios ou pessoas que o possam levar a pecar e ser contaminado.

Deus não é contra Diversões. Deus é contra o Pecado que se parece com diversões.

Jesus já nos lavou dos nossos pecados e deu-nos um coração novo, um coração que já não quer pecar. Não vamos voltar para o lixo, mas sim, andar na Luz de Jesus, na Sua Palavra.

Apocalipse 22:14-15 – “Nós somos bem-aventurados porque fomos lavados no sangue do Cordeiro, e temos o direito à árvore da vida. Mas, todo aquele que não se desvia da sua velha maneira de viver, terá que arcar com as conseqüências, e a conseqüência é o pecado e o pecado gera a morte.”

– Bem-aventurados os que se lavam no Sangue …

– Ficarão de fora …

C) RESISTA ÀS TENTAÇÕES

No dia em que aceitamos Jesus, Ele dá-nos toda a autoridade para resistirmos a satanás. Mas, satanás só obedece, se nos submetermos a Deus (à Palavra de Deus), se fizermos o que Ele diz.

Então podemos resistir a satanás e ele fugirá de nós em terror, Aleluia!

Tiago 4:7 – “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”

Nunca diga: “eu vivo em adultério … porque a carne é fraca! Se Deus quiser, Ele que me mude!”

NÃO!! A Palavra de Deus diz-nos em Coríntios 10:13, que não seremos tentados acima do que podemos agüentar.

Temos de resistir em nome de Jesus e ter controle sobre os nossos apetites carnais.

Não é Deus que o vai mudar! Você é que tem de renovar a sua mente com a Palavra de Deus e resistir ao diabo e aos desejos descontrolados da carne, em Nome de Jesus.

Não é Deus que vai resistir por si, é você! Deus já lhe deu toda a autoridade na Cruz do Calvário. Tudo o que Deus tinha que fazer por si, já foi feito. Compete-lhe a si resistir e aprender a Palavra de Deus.

Josué 1:8 – Se quer ter sucesso e prosperar, medite neste versículo.

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho, e, então, prudentemente te conduzirás.”

D) SE CAIR, CONFESSE E ARREPENDA-SE

Se pecou, não demore em vir aos pés de Jesus e pedir perdão. Não dê lugar ao diabo, diz Jesus. Não deixe o seu coração aceitar o pecado que praticou.

I João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.

Arrependa-se o quanto antes e determine de coração não pecar mais e fazer o que Jesus pede na Sua Palavra.

Arrependimento = Mudança de atitude, voltar as costas ao pecado.

Arrependimento, implica não ter intenção de voltar a cometer o pecado.

Arrependimento é sentir tristeza por ter magoado o nosso Pai Celestial, praticando o que Ele condena na Sua Palavra. Tudo porque amamos a Jesus.

Confessar os pecados a Jesus sem arrependimento sincero, não vale da nada.

Deus está vivo e é real e vê o seu coração, pois foi Ele que o criou e o conhece por dentro e por fora.

Não pense que pode enganar a Deus. “Deus não se deixa escarnecer”.

O faceto de poder vir a Deus e pedir-Lhe perdão sempre que pecar, não é “Passaporte” para “praticarmos continuamente” o pecado. Fazendo isso, só traremos sobre nós Morte – separação de Deus.

Nº. 6 – NÃO AME O MUNDO

Deus previne-nos para não amarmos o mundo nem o que há nele. Por quê? Porque amar o mundo é o mesmo que amar satanás.

A Bíblia diz-nos que aquele que ama o mundo, o amor de Deus não está nele.

I João 2:15-17 – Não ameis o mundo, nem o que o mundo dá.

Separar-se do mundo não é deixar de viver “neste mundo”, mas deixar de viver “como” este mundo vive.

Muitas pessoas, para ganharem fama e dinheiro, perdem a vida eterna. Que loucura!!!

Deus não é “Contra” você “possuir” coisas. O que Deus não quer é que as “Coisas o possuam”.

Tudo aqui de que você “não conseguir desfazer-se”, ou “não conseguir passar sem”, isso “possui-o”.

Quando as coisas o possuem, passam a ser ídolos para si.

E Deus condena a idolatria. Esta é a razão porque a vida de muitos cristãos é um fracasso, pois põem em primeiro lugar os prazeres do mundo e o que há no mundo

I Reis 3:3-14 – O Rei Salomão amava a Deus.

Deus ficou muito satisfeito por Salomão Lhe ter pedido um coração entendido para julgar o povo para prudentemente discernir entre o bem e o mal, em vez de ter pedido riquezas, ou a vida dos seus inimigos.

Deus deu-lhe um coração tão sábio e entendido que antes dele e depois dele igual não se levantará, diz Deus.

I Reis 10:23 – o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riqueza como em sabedoria.

Deus não é contra você ter riquezas, mas é contra as riquezas o terem a si.

I Timóteo 6:7-10

– nada levaremos deste mundo

– se tem as necessidades supridas, fique com isso contente

– os que querem ser ricos, caiem em laços, perdições …

– o “amor” ao dinheiro é a raiz de todo o mal.

Nada trouxemos para o mundo e nada poderemos levar dele.

Os que querem ser ricos caem em tentação e em laço e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Se tem as necessidades supridas, agradeça a Deus e fique contente com isso.

O “amor” ao dinheiro é a raiz de todo o mal.

Não é o dinheiro que é raiz de todo o mal, mas sim, Amar o dinheiro.

PROSPERIDADE

Deus quer que você seja “Próspero”. Isto é, que você tenha todas as necessidades supridas, de acordo com o poder de Deus.

Vejamos um homem rico, com palácios, criados para tudo, mas sem saúde – inválido na cama.

Chama a isso ser próspero? Acha que o dinheiro vale alguma coisa para essa pessoa? Ela é rica, mas sem saúde! De nada lhe vale o dinheiro!

Ser Próspero é ter todas as necessidades supridas: ter amor , paz, felicidade, saúde e finanças suficientes para as necessidades do dia a dia, segundo o Poder de Deus.

Marcos 10:17-25 – “E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Porque me chamas bom? ninguém há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei, desde a minha mocidade. E Jesus olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! E os discípulos se admiraram destas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é, para os que confiam nas riquezas, entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.”

Nesta passagem um mancebo rico queria saber o que fazer para obter a vida eterna, mas quando Jesus lhe disse para vender tudo, dar aos pobres e segui-Lo, ele ficou triste porque possuía muitas propriedades. Desistiu de seguir a Jesus e ganhar a Vida Eterna.

Por isso é que Jesus diz que é difícil entrarem no Reino de Deus os que têm riquezas!

Não porque Deus seja contra as riquezas! Sim, porque essas pessoas põem a sua confiança nas riquezas e não em Deus.

Marcos 10:29-30 – “E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do Evangelho, Que não receba cem vezes tanto, já, neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e, no século futuro, a vida eterna.”

Aquele que deixar Casas, Campos, Família … por amor a Jesus, receberá – neste tempo – 100 vezes tanto – Com Perseguições – e Vida Eterna no futuro.

I Reis 3:3-14 – Salomão amava a Deus e como buscava primeiro o Reino de Deus e pediu “Sabedoria” a Deus, este não só lho concedeu como também lhe deu prosperidade material.

Salomão não Amava o Dinheiro. Salomão Amava a Deus.

Salmo 37:4

1º) Deleite-se no Senhor – (Lendo a Bíblia, estudando a Palavra de Deus, louvando a Deus)

2º) Ele lhe dará o que deseja

Salmo 37:5

1º) Entregue o seu Caminho ao Senhor

2º) Ele tudo fará

CONCLUSÃO

Busque primeiro o Reino de Deus e tudo o resto lhe será acrescentado.

Ame a Deus acima de tudo.

Todo o resto se recomporá.

Nº. 7 – COMO AGIR DURANTE TRIBULAÇÕES

O que são tribulações? São adversidades, dificuldades, aflições; amarguras, perseguições; angústias.

A)    TIAGO 1:2

“Tende grande gozo quando cairdes em várias tentações (Tribulações).”

Outra Tradução diz-nos: “Tende por motivo de toda a alegria ao passardes por várias tribulações”.

Tiago convida os crentes a se alegrarem quando experimentarem provações.

“DEUS DIZ PARA TERMOS GOZO NAS TRIBULAÇÕES, PORQUE ELE NOS FARÁ SAIR SEMPRE VITORIOSOS”

Deus diz para termos grande gozo, porque Ele fará sempre um caminho aonde não há caminho.

Tentações não vêm de Deus.

Tiago 1:13 – Ninguém diga de Deus sou tentado

I Cor.10:13 – …”dará sempre o escape..”

Compreenda que as tentações não vêm de Deus, vêm sempre de satanás. Ou você lhe abriu as portas e permitiu o ataque dele…

As tentações são armas de satanás, para enfraquecer a sua Fé e para o enfraquecer a si. O que satanás quer fazer é quebrar a sua comunhão, o seu relacionamento com Deus. A razão porque satanás ataca, é para que você duvide da Palavra de Deus. Você só é fortalecido se RESISTIR e VENCER.

PACIÊNCIA – Não é resignar-se ao fracasso.

PACIÊNCIA é ser constantemente CONSTANTE; é fazer constantemente o que a Palavra diz; é dizer constantemente o que a Palavra diz acerca de si, das circunstâncias que o rodeiam, e da sua saúde.

B) TIAGO 1:5

Peça a Deus sabedoria…

“E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá, liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”

Vá à raiz do problema.

Analise-se a si próprio, peça ao Espírito Santo que lhe mostre quais as áreas em que precisa de se emendar.

Feche as portas ao diabo.

1) Mantenha uma Vida “Limpa” diante de Deus

a) Analize-se a si próprio.

b) Confesse os seus pecados a Deus

c) Arrependa-se deles, mudando de atitude.

O pecado abre as portas a satanás.

2) Ande em Amor

a) Perdoe as ofensas dos outros

b) Não critique os outros

c) Não guarde Ressentimentos e Rancores contra ninguém

d) Não se Irrite, nem Grite

e) Seja Amável e Atencioso

f) Procure uma oportunidade para ajudar ou agradar alguém e não seja egoísta à procura de ser servido. (I Coríntios 13)

3) Não fale Negativamente

a) O meu filho é estúpido, bruto, bêbado, teimoso, nunca aprende…

b) O meu marido não me ama, não me liga, mais dia menos dia separar-nos-emos …

c) O meu Patrão é contra mim, não gosta de mim…

d) O meu Ordenado não chega, estamos em Crise…

Prov.18:21 – A morte e a vida estão no Poder da língua

Marcos 11:23 – tudo o que crer e disser com a boca, tê-lo-á.

4) Fale a Palavra de Deus para as circunstâncias.

Não fale o Problema.

Fale a Solução – A Palavra de Deus

As circunstâncias estão sujeitas a mudarem.

A Palavra de Deus é que nunca mudará.

Fale a Palavra para as circunstâncias adversas e elas se modificarão no bom sentido.

a) O meu filho é inteligente, obediente, cumpridor, faz tudo bem

b) O meu Marido é bom, ama-me…

c) Todos gostam de mim no meu Serviço e no meu trabalho

d) Nenhum mal me sucederá…

e) O meu Deus está suprindo…

Deuteronômio 28

Filipenses 4:19

Prosperidade – Não é ser rico. É ter as necessidades supridas.

Deus só o fará Rico se tiver os Motivos Corretos – ajudar os outros em 1º lugar.

C) Tiago 1:6

Peça a Deus com Fé sem vacilar.

Tiago 1:7 – Se duvidar Deus diz-nos “Não pense tal homem que receba do Senhor alguma coisa”.

FÉ – NÃO É ACREDITAR

(“eu creio muito em Deus”) – Também os demônios crêem.

FÉ – NÃO É ESPERANÇA

(“Amanhã fia-se hoje não” ou “‘um dia’ Deus vai dar-me”.

FÉ – NÃO É TENTAR

(“vou experimentar se dá alguma coisa”; “Vamos ver se Deus …)

FÉ É:

– acreditar (com o coração) na Palavra de Deus

– Dizê-la (com a boca).

– Fazê-la -> Rom.10:8

Atuar na Palavra, fazendo o que a Palavra nos diz.

Fé é a força que afasta de si os obstáculos da vida ou do diabo.

FÉ É:

– Hoje, as bênçãos de Abraão são minhas

– Hoje, tenho as minhas necessidades supridas

– Hoje, estou curado

Mas eu ainda não vejo isso?!?

Fé é crer que a Palavra de Deus é verdadeira e crer que tem o que Deus promete.

Fé é crer na Palavra de Deus sem arranjar desculpas.

É olhar para a Palavra e não passar cartão, não ligar (ignorar):

– às circunstâncias adversas.

– às dores

– às coisas que se vêem

Fé é a evidência das “coisas” que se esperam e a prova das coisas que se não vêem

(Hebreus 11:1). Fé é chamar as “coisas” que não são como se já fossem (Romanos 4:17).

ANDAR EM FÉ – é um modo de viver “contínuo”

FÉ NÃO É PELAS VISTAS

Não é pelo que se vê

Não é pelo que se sente

Fé é crer sem ver

Todo o nascido de novo, tem a medida da fé (Rom 12:3).

A Fé é como um músculo. Tem que ser desenvolvida.

Exemplo: um corredor na pista de treinos.

O corredor não espera pelo dia da corrida, para se preparar para ela. Antes, todos os dias, faz algum exercício como preparação para a corrida. Os músculos têm que ser desenvolvidos.

A Fé só vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rom 10:17).

Se quer ter a sua Fé desenvolvida, tem que fazer algo, Amém?

Ler a Bíblia, falar, confessar a Palavra de Deus, etc., etc.

D) Efésios 6:13

Perseverança – Não ceda – Fique Firme

Hebreus 10:35-36

Não desligue o interruptor da Fé

Mantenha esse interruptor sempre ligado.

Não desfaleça, não desmoralize, não desista.

Paciência = Perseverança = Permanentemente constante

Paciência é fazer constantemente o que a Palavra diz.

Paciência é dizer constantemente o que a Palavra diz (acerca) de si, das circunstâncias, saúde.

Paciência

= olhar constantemente para JESUS

= olhar constantemente para a Palavra de Deus

= olhar constantemente para as Promessas de Deus

= olhar constantemente para a sua “visão” Quadro mental

= olhar para a solução e não para o problema.

= olhar para JESUS e não para a doença problema

Exemplo: Mateus 14:22-29

Enquanto Pedro olhou para Jesus, andou sobre a água – Andou sobre a Palavra de Deus “Vem”.

Mas no momento em que tirarem os olhos de Jesus e começarem a olhar para o vento e para as ondas, afundar-se-ão.

O mesmo sucede conosco, enquanto olhamos para a Palavra de Deus e a confessamos, vamos ter vitória, mas no momento em que tirarmos os olhos de Jesus e da Palavra, iremos ter derrota.

Paciência + Fé = Vitória

E) Tiago 4:17

Sujeitai-vos a Deus – Resisti ao diabo.

Sujeitai-vos a Deus, quer dizer, sejais praticantes da Palavra de Deus. Sejais fazedores da Palavra de Deus.

Se nós não nos submetermos a Deus, fazendo a Sua Palavra, ou não andarmos em amor, perdoando, etc., quando resistirmos ao diabo, ele não nos vai obedecer, mas sim, rir-se de nós.

Para que esta promessa seja uma realidade para si, terá que fazer o que Jesus pede na Sua Palavra e terá que resistir ao diabo com a espada do espírito, que é a Palavra de Deus.

F) Tiago 1:22

Pratique a Palavra e não seja apenas ouvinte.

“Sede cumpridores da Palavra e não sede apenas ouvintes”

1) De nada lhe serve vir à igreja somente para aquecer o lugar.

2) De nada lhe serve vir à igreja, se não fizer ou praticar o que o pregador lhe ensina a fazer.

3) O resultado será um cristão derrotado.

Mas se for praticante da Palavra, então terá vitória.

Não é o “Problema ou a Doença” que vai determinar se vai “FALHAR” ou vai “VENCER”.

O que vai “FAZER” durante o PROBLEMA, a TRIBULAÇÃO, a DOENÇA é que vai determinar se vai sair vencedor ou derrotado.

Se fizer o que a PALAVRA diz = VENCEDOR = VITÓRIA.

Se não fizer o que a Palavra diz = FALHADO = DERROTA.

G) DISCIPLINA

Discipline-se em todas as áreas.

Deus é um Deus de ordem e disciplina, não é um Deus de confusão.

Seja cumpridor da Sua Palavra.

Se comprometer estar nalgum sítio às 10 horas, no dia tal e fazer o que lhe pedem, FAÇA-O. Cumpra sempre com o que diz.

Lembre-se sempre que agora é um Embaixador de Jesus.

Tudo o que fizer, faça-o como se o fizesse para Jesus – Fazendo o seu melhor

Colossenses 3:18

Não se esqueça que, tudo o que fizer, irá refletir-se em Jesus.

Mas eu sei que o irmão/ã quer sempre fazer o Seu Melhor para Jesus, não é verdade?

Fé é um MODO DE VIDA.

Nº. 8 – ANDE EM AMOR

O AMOR NUNCA FALHA

Existe um ditado popular que diz: A UNIÃO FAZ A FORÇA. Um dos pontos fortes do tão conhecido mundo da MÁFIA é o modo como eles vivem em união. São uma família – mantêm a unidade interna do grupo. É sujeito a morte, aquele que tentar violar esta unidade.

Nós, cristãos, temos um pouco a trabalhar neste sentido – manter a UNIDADE do CORPO – A IGREJA.

Em determinada altura da sua vida Jesus orou assim: “Pai…que SEJAM UM…”

Quero exortar todas as pessoas que lerem este livro a desejar cada vez mais fazer o que o próprio Jesus ordenou que fizéssemos: ANDAR em AMOR, ou melhor, VIVER AMANDO.

O Corpo de Cristo – a Igreja – é a LUZ deste mundo.

Em João 13:34-35, Jesus não estava a dar uma sugestão aos seus discípulos, estava sim, a dar uma ordem.

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns outros.”

Este é o maior mandamento, que Deus nos deu e suplanta todos os outros. Se você amar uma pessoa não lhe vai querer mal, mas só o seu bem.

Jesus ensinou que ao amarmos-nos uns aos outros, o mundo passa a ver que somos seguidores de Cristo.

O Poder de Deus só será manifesto onde e quando você Andar em Amor. E isto, é um modo de viver, no qual Deus, tem prazer completo.

Muitos cristãos são derrotados na vida, porque não sabem Andar em Amor. Hoje em dia, as pessoas chamam Amor, a qualquer sentimento mais forte do que o normal. Na verdade o Perfeito Amor é o Amor do Tipo de Deus.

No início da Igreja Primitiva – no tempo dos apóstolos – verificamos que um dos motivos porque ela crescia, era precisamente por causa da união, da comunhão saudável que existia entre os irmãos.

Lemos em Atos 2:46,47 que enquanto a Igreja estava unida e fazendo a Palavra de Deus, o mundo ao seu redor, muito a admirava: “E, perseverando unânimes, todos os dias, no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor, à igreja, aqueles que se haviam de salvar.”

No Salmo 133, também podemos ver que Deus coloca a sua benção na união entre os irmãos.

Um dia, Deus falou-me que fé nunca funciona se não for misturado com amor. O mesmo acontece com um automóvel. Pode ser uma “bomba” de um carro; novinho em folha … mas, se lhe faltar o combustível … não o pode levar a parte nenhuma.

Fé é a mesma coisa. Fé é uma força que traz a si, tudo o que Jesus lhe promete. Fé é um escravo seu, que trabalha para si quando você aprende a funcionar com ele.

É muito importante que você saiba por exemplo que exercitar a Fé sem praticar o amor, não funciona! Podemos então dizer que o AMOR é necessário à Fé, assim como a gasolina (combustível) ao automóvel.

Neste breve estudo veremos: que existem Diferentes Formas de Amar:

Amar é Perdoar; Amar é Não se Envolver em Contendas, Guerrinhas, Discussões; Amar é Não Julgar; Amar é Encobrir a Transgressão dos outros; Amar Falar Bem das Outras Pessoas; Amar é Manter a Unidade do Corpo.

Existem três tipos de amor:

1- AMOR ÁGAPE

2- AMOR FILEO

3- AMOR EROS

AMOR ÁGAPE

Estes tipos de amor são bons no seu respectivo lugar, mas existe um tipo de amor que é o mais alto de todos – o amor que transforma problemas em vitórias – o amor Ágape , que é o amor do mais alto grau que existe.

Sabe que DEUS venceu o diabo, não com luta física, à espada. Se Jesus quisesse soprava no diabo e ele desaparecia. No entanto Jesus venceu o diabo, amando o mundo. Jesus venceu com a arma do amor.

O Amor é a maior força que existe no mundo. O Amor é mais poderoso que o ódio, vingança, etc… Se você quiser vingar-se em alguém ande em amor com essa pessoa e de certeza você vai vencer.

Este modo de agir é bem diferente do que estamos habituados a pensar e ver, mas a maneira de Deus agir. Se nós quisermos ter uma vida de sucesso é assim que devemos fazer também.

O ÁGAPE, é o amor de Deus. É incondicional, não está dependente de uma resposta positiva: Eu amo-te, se tu me amares também.

Não! O amor de Deus diz: Eu amo-te, mesmo que tu me rejeites, que fales mal de mim, que me persigas, que tu me faças mal.

Este amor diz: Eu amo aquela pessoa de qualquer jeito, tal e qual como ela é. Eu amo aquela pessoa quer ela me tenha feito bem ou não quer ela me venha a fazer bem ou não.

É um amor que não é baseado nos sentimentos, nem em interesses pessoais. Veja que Jesus o amou a si, mesmo sem você O amar. Nós fazíamos coisas desagradáveis aos seus olhos, porém, ele continuou a amar-nos esperando que um dia, nos reconciliássemos com Ele, e fizéssemos a Sua Vontade.

O Amor Ágape considera uma pessoa valiosa e preciosa independentemente, da sua maneira de ser, daquilo que ela é ou faz.

Conta-se de uma história que se passou durante a segunda Guerra Mundial. Aconteceu num Campo de Concentração “Nazi”, que um prisioneiro fugiu. Quando as autoridades descobriram, forçaram os companheiros da cela a confessarem como ele tinha fugido. Mas, como ninguém ousava falar, então o oficial mandou fuzilar metade daqueles prisioneiros. A lista foi feita, e entre os condenados estava um homem, que costumava maltratar os cristãos que estavam com ele na mesma cela.

No dia seguinte, levaram todos os prisioneiros a assistir. Exclamou o oficial: “Assim acontecerá, a todos aqueles que tentarem fugir deste Campo…”. Quando um destes cristãos que estava na mesma cela, o interrompeu dizendo: “Eu não fui condenado, mas se me é permitido, eu tomo o lugar daquele homem que sempre me criticou por eu ser crente …”.

Assim aconteceu há 2.000 anos atrás. Jesus não era condenado, nem tão pouco prisioneiro. Ele era livre, mas nós estávamos condenados. Ele tomou sobre si a nossa condenação e deu-nos a sua liberdade. Ele morreu em nosso lugar, desceu ao inferno no nosso lugar. Mas, ao ressuscitar Ele venceu o nosso opressor (o diabo). Hoje, todo aquele que recebe Jesus passa da condenação para a liberdade, da morte para a vida. Este é o Tipo de Amor de Deus.

I Coríntios 13:1-7 – “O amor é muito paciente e bondoso, nunca é invejoso ou ciumento, nunca é presunçoso nem orgulhoso, nunca é arrogante, nem egoísta, nem tão pouco rude. O amor não exige que se faça o que ele quer. Não é irritadiço, nem melindroso. Não guarda rancor e dificilmente notará o mal que outros lhe fazem.

Nunca está satisfeito com a injustiça, mas se alegra quando a verdade triunfa.

Se você amar alguém, será leal para com ele, custe o que custar. Sempre acreditará nele, sempre esperará o melhor dele, e sempre se manterá em sua defesa.” (Bíblia Viva)

AMOR FILEO

(O Amor Humano)

A pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe. Muitas pessoas dizem: Eu amo-te se me deres um bom salário; Eu amo-te se me fizeres… bons e grandes favores.

As pessoas amam-se umas as outras de acordo com os favores que recebem dos outros. Por vezes dizem assim: “se alguém me fizer bem, eu gosto dele, se não não gosto dele”; sou simpático para quem for simpático primeiro para mim …”

ALGUNS EXEMPLOS deste tipo de Amor:

Mães – Segundo a opinião de muitos, o amor de mãe é o amor mais puro. No entanto, pode antes ser um amor bastante egoísta!

As mães protegem e decidem de tal modo a vida dos seus filhos, que mesmo que eles atinjam a maioridade continuam a ser os bebês da mãe quer tenham 5 meses, 5 anos ou 50 anos.

Uma vez uma senhora pediu-me: “Pastor, ore pelo meu bebê, coitado!”. Logo pensei num bebê de colo! Quando ela trouxe o dito bebê, ele tinha só 27 anos

Famílias – Existe um amor mais profundo, mais compreensivo, que o amor normal, superficial que outras pessoas experimentam.

Entre casais, verificamos o seguinte: enquanto namoravam o coração deles batia, batia … Depois casam: o coração ainda bate um bocado até que se habituam à idéia e deixa de bater. Passados uns anos, se as meias estiverem fora do sítio ou o arroz queimado, parece que o amor voou, fugiu naquele dia. O marido já não trata a sua esposa com muitos beijinhos; a esposa já não parece muito contente.

Muitas esposas quando estão zangadas com o marido dão-lhe o tratamento do silêncio. O marido pergunta-lhe qualquer coisa, fala com ela, e ela … nada … fica calada (amuada).

Este tipo de amor chama-se FILEO.

AMOR EROS

Está relacionado com a parte sensual e sexual.

Hoje em dia, quando se fala de amor, logo se pensa em sexo. Isto se deve ao faceto de, nos últimos anos, os filmes retratarem o sexo como “fazer amor”

Bem, não há mal nenhum no sexo. Deus o criou para ser usado no contexto honesto do casamento.

Querido leitor, se você já conhece Jesus como seu melhor amigo, decerto que o quer agradar cada vez mais e melhor, seguindo os seus ensinamentos. Sabendo isso, quero mostrar-vos algumas áreas da nossa vida, em que cada um de nós tem sempre oportunidade de corrigir pela Palavra de Deus.

AMAR É PERDOAR

Mateus 18:21-22 – Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?

Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas, até setenta vezes sete.

Há pessoas que dizem que é difícil perdoar. No entanto, creio que esta afirmação surge porque muita gente não sabe ao certo o que é perdoar.

Neste ensinamento de Jesus aprendemos que devemos perdoar setenta vezes sete. mas, então, o que é perdoar?

Perdoar não é um sentimento. Perdoar não é esquecer tudo, ou melhor, não é ter uma amnésia!

Perdoar é uma decisão. O que sente não interessa, porque a decisão de perdoar está no seu coração e você está livre.

Você pode perdoar e continuar a sentir-se incomodado, aborrecido com a pessoa, mas pela Palavra de Deus, podemos ver que perdoar é fácil: não é um sentimento, é uma decisão.

Há pessoas que se recusaram a perdoar a outros e acabaram doentes ou paralisadas, sem que nada funcionasse na sua vida. Muitas doenças estão relacionadas com a falta de perdão.

Você tem que perdoar ao seu vizinho, ao colega, ao patrão, seja a quem for. Se não é você que vai ficar mal na vida, pois Deus também não lhe perdoará as suas ofensas.

Em Mateus 18:33-35, Jesus disse que se nós não perdoarmos do coração, cada um ao seu irmão, as suas ofensas, Deus também não nos perdoaria as nossas ofensas e até nos deixaria nas mãos dos atormentadores que são demônios.

Deus perdoou-nos as nossas maiores ofensas e nos deu salvação.

Nós não temos o direito de não perdoar aos outros.

Você também pode ter que acordar cedo para ir trabalhar e não lhe apetecer, mas você sabe que tem que ir, por isso, levanta-se não porque lhe apeteça, mas porque é uma obrigação.

Quando tiver que perdoar alguém faça-o quer sinta ou não. Diga a Deus:

– Oh Deus, eu perdôo aquela pessoa que me magoou e partir de agora não guardo nada no meu coração contra ela.

Mesmo que no dia seguinte você se sinta ainda magoado, o que interessa é a sua decisão feita na véspera e a pessoa está perdoada e o seu coração está limpo.

Se a outra pessoa não quiser perdoar o problema é dela, já não é seu.

A Bíblia conta-nos em Mateus 18:21-35, que um certo homem devia muito dinheiro ao rei, e quando foram fazer contas, o rei teve misericórdia, e perdoou-lhe toda a dívida.

Quando este homem saiu da presença do rei, foi ter com aqueles que lhe deviam pequenas quantias, e como não lhe podiam pagar, lançou-os na prisão. Quando o rei soube disto entregou este homem aos carrascos, confiscou todos os seus bens, e toda a sua família foi vendida como escravos, até que pagasse toda a dívida.

“E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.

Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um, a seu irmão, as ofensas.”

Algumas pessoas dizem: Eu perdôo, mas não posso esquecer. Mas, quando Deus lhe perdoa alguma falta, você fica como se nunca tivesse pecado. Ele não se lembra mais disso. Nós também temos que fazer o mesmo, i.é., perdoar e esquecer o mal que nos fizeram; é apagar de coração as ofensas cometidas contra si.

A razão de algumas pessoas sofrerem de artrite, úlceras no estômago e até esgotamentos cerebrais, noites sem dormir, etc., é porque elas se recusam a perdoar. E porque não perdoam, Deus também não lhes pode perdoar; por conseguinte, sofrem as maldições que o diabo lhes quiser pôr.

Se alguém o ofender perdoe-lhe nesse mesmo instante, não deixe passar um dia sem perdoar. Porquê? Porque está a dar lugar ao diabo, que virá a si com pensamentos errados acerca dessa pessoa. E à medida que o tempo passa, rancor começa brotar do seu coração e a sua comunhão com Deus fica cortada.

Quando Jesus ensinou que nos devemos perdoar 70 vezes 7, estava a dizer que, se for necessário devemos perdoar 490 vezes por dia, isto é perdoar sempre sem esmorecer, porque é assim que Deus faz também.

AMAR É NÃO SE ENVOLVER EM CONTENDAS, DISCUSSÕES E GUERRINHAS

Tiago 3:16 – Porque onde há inveja, e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa.

Nisto não opera a justiça de Deus. Toda a obra satânica existe, no meio destas coisas. Há pessoas que perderam a cura e outras bênçãos por se envolverem em discussões e contendas.

Como vê, a Bíblia ensina que onde há inveja e espírito faccioso – DISCUSSÕES, GUERRINHAS, CONTENDAS, etc. – aí há toda a obra satânica.

Se alguém estiver envolvido nestas coisas tem as portas da sua vida abertas ao diabo, que ao entrar o rouba, e causa o mal que ele quiser.

Discussões, Guerrinhas e Contendas, são a causa de algumas Igrejas sofrerem tais problemas, que chegam a fechar; são a causa de muitas famílias se desfazerem, muitos casamentos acabarem em divórcios, muitos filhos se desviarem por maus caminhos; muitos empregados serem mal remunerados, etc., etc.

II Timóteo 2:24-26 – E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor;

Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhe dará entendimento, para conhecerem a verdade, e tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele, estão presos.

Como se vê nesta passagem, as pessoas envolvidas em Contendas, estão amarradas por laços do diabo, que faz com elas o que ele (diabo) quer.

O meu conselho é: nunca se envolva em Contendas. E, se alguém o provocar, AFASTE-SE ou NÃO RESPONDA. Uma Discussão, precisa sempre, pelo menos de duas pessoas. Se você não participar, já não há discussão.

AMAR É… NÃO MANIPULAR

NÃO APONTAR DEDOS

NÃO FALAR VAIDADE

Isaías 58:9 – Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui: se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo e o falar vaidade.

Aqui, em Isaías 58:9, Deus diz que só irá responder às orações do povo se ele:

a) “TIRAR O JUGO DO MEIO DE SI” – parar de manipular outras pessoas, usando-se de influências, dinheiro, sexo, etc.

Deus não manipula ninguém. Só recebe Jesus quem quer, só segue os caminhos de Deus quem quer. Se Deus não manipula, logo, ninguém tem o direito de o fazer.

b) “DEIXAR O ESTENDER DO DEDO”, é não apontar os defeitos das outras pessoas.

Ex.: “Ah, tu sabes que o Francisco fez isto …”

As pessoas têm uma tendência para ver o mal dos outros, mas não se lembram que todos nós falhamos.

Mateus 7:1-5 – ” Não julgueis, para que não sejais julgados.

Porque, com o juízo com que julgardes, sereis julgados, e, com a medida com que tiverdes medido, vos häo-de medir a vós

E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?

Ou como dirás ao teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu?

Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

Se alguém apontar dedos aos defeitos de alguém, Jesus chama-o de HIPÓCRITA.

c) “DEIXAR DE FALAR VAIDADE”, é deixar de se vangloriar, intitulando-se de “o maior”, “o melhor”, “a pessoa perfeita”, etc.

Ex.: “Ah, eu é que percebo disto, não aquele, não há ninguém melhor que eu nestas coisas “.

O amor é também encobrir a transgressão dos outros; Amar é Falar Palavras de Edificação com respeito às outras pessoas; Amar é Discernir o Corpo de Cristo, é guardar a unidade do Corpo de Cristo.

Andar em amor é a porta para um bom relacionamento com Deus, para que as suas bênçãos fluam continuamente sobre nós. Decida desde já andar em amor, custe o que custar.

AMAR É ENCOBRIR A TRANSGRESSÃO DOS OUTROS

Provérbios 17:9 – “O que encobre a transgressão busca a amizade …”

Em Gênesis 9:20-26, a Bíblia conta-nos que Noé despiu-se na sua tenda, embriagado, e que um dos seus filhos o viu, e contou a todos que o seu pai estava despido na sua tenda. Quando os outros filhos souberam, foram, sem olhar para ele, com a cara virada para trás, e taparam a nudez de seu pai.

Algumas pessoas descobrem as transgressões dos outros para que as suas próprias transgressões não sejam notadas. Mas, é cobrindo as falhas dos outros, que Deus vai cobrir também as nossas.

AMAR E FALAR PALAVRAS DE EDIFICAÇÃO COM RESPEITO ÀS OUTRAS PESSOAS

Efésios 4:29 – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”.

Esteja sempre de acordo com Deus; olhe para as outras pessoas com Deus olha; fale das outras pessoas o que Deus fala. Encubra a transgressão, fale palavras de edificação com respeito às outras pessoas.

Filipenses 4:8 – “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, se há algum louvor, nisso pensai”.

Todos juntos, somos como um corpo. Se você falar mal do seu irmão, está a falar mal de si mesmo.

” Antes de atirar barro, à casa do seu vizinho, lembre-se que vai sujar as suas mãos “.

Quando alguém fala mal de outra pessoa, esse mal, contamina-o primeiro a ele.

Mateus 15:11 – “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem”.

Se deixar o Amor de Deus controlar as suas emoções e todo o seu ser, então clamará e Deus lhe responderá sempre.

Andar em amor, é a porta para um bom relacionamento com Deus, e para o poder de Deus na sua vida.

FAÇA O PROPÓSITO DE ANDAR SEMPRE EM AMOR.

Já preguei em muitas Igrejas, e achei curioso que em certas Igrejas as senhoras não podem usar brincos, nem podem cortar o cabelo ou pintar-se, caso contrário são severamente criticadas. Mas nessas Igrejas se toma café, e não se opõem a que os irmãos bebam um pouco de vinho às refeições

Curiosamente noutros países e noutras Igrejas, eles condenam o tomar café e o beber qualquer tipo de bebida que tenha álcool. No entanto usa as roupas que quiserem, e não se opõem a que as senhoras se pintem.

Isto tem muito com andar em amor porque quando alguém começa a apontar dedos, a criticar o modo de alguém se vestir, se usas brincos ou não etc. , etc., já se está a sair do amor ágape.

Deus fez as criaturas de modos diferentes. Deus fez os povos com cores diferentes, com tipos de cabelo diferentes, com olhos de cores diferentes, com costumes diferentes e com modos de alimentação diferentes. Nós só temos que deixar os outros serem como eles são, e amá-los do jeito como eles estão

Mateus.7:1-5 – “Näo julgueis,para que não sejais julgados. Porque, com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido,vos häo-de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão,e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás ao teu irmão:Deixa-me tirar o argueiro do teu olho;estando uma trave no teu?.”

Hoje podíamos ler assim: ” Porque reparas tu no brinco do teu irmão e não reparas nos teus próprios defeitos? “

O que nós temos a ver com a maneira de vestir do outro, com a maneira de ele usar o cabelo, etc.? Nós só temos que deixar os outros serem como eles são e amá-los do jeito como eles estão. Temos que andar em amor.

Há sempre a tendência para acharmos que estamos certos, e que os outros estão errados. Mas os outros também podem pensar o mesmo acerca de nós, acerca dos nossos costumes.

E é aqui que muito cristão é derrotado, fazendo comentários e críticas em relação aos outros.

Devemos fazer com Jesus, que nunca olha para os nossos defeitos mas para as nossas virtudes.

Ele olha para si e começa a pensar o que é que você será daqui a uns tempos, quando você estiver mais perfeito.É assim que devemos pensar das outras pessoas também.

Um dia apareceu um homem completamente bêbado num dia em que eu estava a pregar (e como ali é uma Escola Bíblica não se faz apelo à Salvação), ele chegou, mal-cheiroso e a primeira impressão humana que tive, foi pensar “Que vergonha”. A primeira reação foi de mandá-lo embora, mas Deus lembrou-me o Seu Amor (Amor de Deus) e que havia qualquer motivo para o homem ali estar. Então tive paciência com o homem, não olhei para o seu estado, mas olhei para aquilo que Jesus queria fazer por ele e perguntei-lhe:

-” O quê que está aqui a fazer?”

E ele respondeu:

-” Estou muito bêbado.” – Ao menos era honesto, pensei…

-” Mas o quê que está aqui a fazer?”

-” Bem, eu quero ajuda…

Glória a Deus, ele foi ao lugar certo! Se você vir alguém de modo que você não compreenda, Glória a Deus, que ele veio para Jesus o endireitar. ALELUIA!

Aquele homem bêbado, expliquei-lhe o que é a salvação. Ele recebeu Jesus e logo a seguir até os olhos dele já brilhavam. Ficou sóbrio. Jesus tirou-lhe aquilo tudo.

A lição a tirar daqui é que não podemos olhar para aparência da pessoa; o que elas andam a fazer, só temos que olhar para elas com os olhos de Jesus e pensar:” olha que o homem maravilhoso que ele vai ser depois de entregar a vida a Jesus.”

II Reis 6:11-14 – “Então se turbou com este incidente o coração do rei da Síria, e chamou os seus servos, e lhes disse:Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? E disse um dos seus servos:Não ó rei, meu senhor; mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir. E ele disse: Vai, e vê onde ele está, para que envie e mande trazê-lo. E fizeram-lhe saber, dizendo: Eis que está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade”.

Quando você segue a Jesus e leva a Bíblia a sério, o diabo e as pessoas começam a ter medo de si.

Havia um pregador em Inglaterra que começou a orar pelo governo e a fé dele era de tal modo desenvolvida, que o governo já tinha medo das orações deste homem. Foi como aconteceu com Eliseu e o rei Sírio. O rei enviou todo o exército para matar um só homem. Ele tinha medo deste homem de Deus com fé.

Por isso quando o diabo o atacar, e tudo parece pior, você ria-se do diabo e diga-lhe:”Se Deus é comigo ninguém pode ser contra mim”.

Há tempos o diabo veio à minha cabeça e até me trouxe sonhos esquisitos, e fazia-me lembrar de fracassos antigos. Ao fim de 3 dias percebi que era o diabo a ver se me aborrecia ou enfraquecia a minha fé, querendo que eu olhasse para os fracassos passados.

Mas Deus me disse para eu lembrar ao diabo os sucessos que eu tinha tido contra ele, as vitórias que eu tinha ganho depois que eu entreguei a minha vida a Jesus.

Nesta história de reis o exército Sírio cercou a cidade onde o homem de Deus estava e o empregado de Eliseu, o Geazi, quando saiu de manhã cedo viu esse exército todo e temeu, porque a casa estava cercada (v.15). Mas Eliseu sabia que o exército de Jesus, os anjos de Deus, os cavalos de fogo de Deus são mais numerosos e poderosos que o exército carnal aqui na terra (v.16). O homem de Deus fez uma oração a Deus (v.18) e Deus o protegeu. Mas quando eles chegaram ao Rei, este pensou destruí-los, pois os sírios sempre tentaram destruir o povo de Deus, ainda hoje ele quis matá-los (v.21). Mas v.22;23 – eles em vez de matarem o inimigo, tratou-o bem. É o mesmo que você no seu emprego: pagar um bom jantar a um colega que o tentou prejudicar. É esquisito não é? É diferente.

Mateus. 5:41-44 – “E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo; Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”.

– “Queres mesmo ter uma igreja grande, próspera, como me tens pedido? Então anda em amor”…

E eu julgava que já andava em amor e numa fração de segundos Deus mostrou-me como é que Ele via as asneiras que eu fazia, não para me condenar, mas para eu perceber que estava longe de andar em amor.

Deus falou-me duma maneira incrível, e isso ficou gravado no coração e com esta história do Eliseu, Deus me disse: “O segredo de Eliseu ter tantos milagres na vida dele e ter a proteção incrível que Eu lhe dei, de Eu fazer grandes sinais e maravilhas pelas mãos de Eliseu, o segredo era andar em amor para com os seus inimigos. Então Eu pude dar ao Eliseu as minhas armas.”

Deus disse-me: “Mas se Eu te der a minha arma o meu poder e tu começares a dar tiros aos teus irmãos a destruir os meus filhos, Eu vou ter que te tirar a arma outra vez.”

Muito cristão quer ter o poder de Deus, mas Deus não lhe pode dar já essa espingarda, como um pai não pode dar uma caçadeira a um miúdo de 5 anos, para ele não atirar às galinhas ou ao vizinho, pois ele não tem responsabilidade.

Há poder nas suas palavras!

Se Deus desse todo o poder que Ele tem para si, você falava uma palavra e isso acontecia instantaneamente, mas quando a conduzir o seu automóvel, alguém fizesse uma manobra que você não gostasse, você falava e podia matar o homem.

Por isso, Deus só vai dar mais e mais do Seu poder (a sua fé só vai operar mais e mais), quanto mais você andar em amor. Só assim Deus poderá confiar as armas poderosas que Ele tem.

Há pessoas que vêem à igreja e têm uma chamada de Deus e estão impacientes e já acham que deviam estar aqui ou ali, achando uma injustiça o Pastor não as ter posto numa posição mais proeminente, porque você já sabe tudo. Deus diz que a promoção é de Deus.

Deus promove e não precisa de nenhum pastor para fazer isso. Só é preciso que você ande em amor; que deixe de falar mal de todo o mundo; deixe de pensar que todos estão errados e que você é que está certo.

Parábola do fariseu e do publicano: (Lucas 18:9)

“E disse, também, esta parábola, a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros”.

Há pessoas a quem Deus quer ajudar, para você se corrigir e para que tenha o sucesso de Deus.

Pessoas que não só no coração, mas também com a boca criticam os outros, a vida e o lar e as finanças dos outros. Assim você está a basear a justiça na sua justiça carnal, mas você deve basear é a justiça na justiça de Deus no sangue de Jesus.

Eu digo a Deus muita vez: “Obrigado, Senhor, porque as tuas misericórdias são muito grandes”.

Você quer apontar os dedos, os defeitos dos outros, mas Deus assim não o pode ajudar, mas se você não apontar o dedo a ninguém, isso é andar em amor, é o Amor Ágape, que não são beijinhos, nem sentimentos.

O amor do tipo de Deus, não tem a ver com sentimentos, mas com determinadas maneiras de proceder na vida.

O que é andar no amor do TIPO DE DEUS:

1 – Não apontar dedos. Não critique os outros, não julgue, deixa cada um ser como ele é. Se ele tem defeitos, ou está mal na vida, veja o lado positivo dessa pessoa e ore por ela.

2 – Não se envolva em contendas.

Tiago 3:16 – “Porque onde há inveja, e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa” (ou podíamos dizer que aí existe toda a obra satânica).

Andar em amor é você recusar-se a envolver-se em guerrinhas, discussões, contendas, desarmonias, porque assim você está a abrir a porta da sua vida para os demônios entrarem e fazerem o que quiserem.

Sarcasmos, mexericos (Mateus. 7:1 “Não julgueis, para que não sejais julgados”). Se quiser falar mal de alguém faça como Jesus, que lavou os pés aos seus discípulos.

Conheço casos de irmãos, que no momento que perdoaram a pessoa que os feriu, nesse mesmo momento foram curados instantaneamente e outros foi gradual.

Uma vez uma senhora cristã, estava paralisada com artrite e ia de mal a pior, e ninguém sabia porquê. Quando íamos orar por ela, Deus disse-nos: ” Diz a ela para que perdoe e Eu a curarei instantaneamente até”.

Ela olhou para mim, muito espantada, quando eu lhe disse que PERDOASSE. Então a chorar decidiu perdoar todo o mal que lhe tinham feito. E toda aquela paralisia parecia derreter-se à nossa frente…

Perdoar é uma decisão nobre e traz vitória para a sua vida.

Aos casais eu digo-vos que, se perdoem mutuamente e que mantenham o vosso amor limpo, um diante do outro.

A Bíblia diz, para não deixarmos que a noite se ponha sem nós perdoarmos. Se não acumula-se azedume e o amor esfria.

O conselho de Jesus é perdoar e andar em amor, pois o amor é a coisa mais maravilhosa que existe.

I Cor. 13:4-7 – “A caridade (podemos substituir a palavra caridade por amor) é sofredora; é benigna; a caridade não é invejosa; a caridade não trata com leviandade; não se ensoberbece; Não se porta com indecência; não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

Você tem que pôr fé para viver isto, mas é quando você vai ter grandes vitórias.

Não há tempo para nos melindrarmos, nem nos enganarmos, porque o nosso tempo é apenas para ganhar as pessoas para Jesus.

O amor difìcilmente notará o erro dos outros, esse é o amor de Deus.O amor sempre defende as pessoas que ama, mesmo quando pensa que a outra pessoa está errada. E digo-lhe que Deus sempre o defende mesmo quando você está errado.

Eu li na Bíblia grandes histórias de homens de Deus e Deus mostrou-me que todos eles também falharam (Moisés, David), cometeram adultério, mataram, mas Deus é misericordioso e lhes perdoou.

Deus olhou para eles defendendo-os, e não vendo os erros; isto não é para defender o pecado, porque Deus não dá esses caminhos, mas é para tirar a lição de que o Amor de Deus sempre o defenderá a si, mesmo você estando errado, se andar em sinceridade. É assim que você deve ser para os seus irmãos. Nós devemos defender os nossos irmãos; defendermos-nos uns aos outros e protegermos os defeitos dos nossos amados irmãos, mesmo quando vemos ou pensamos que estamos errados. Então, sim, teremos a proteção de Deus.

Andar em amor é a força maior que existe.

Deus não tem amor DEUS É AMOR.

Deus tem fé, mas Deus não é fé.

Fé move montanhas, cura paralíticos, dá vista aos cegos, ouvido aos surdos, faz com que o mar se aquiete, resolve os maiores problemas, mas Deus não é fé, Deus é Amor.

Amor é a maior força de todas.

Quando você começar a andar mais e mais em amor, você vai ter mais e mais vitórias. Chegará o ponto em que você não faz nada e tudo acontece, porque Jesus é consigo.

Nº. 9 – APRENDA O SEGREDO DE ORAR

Há VÁRIOS TIPOS DE ORAÇÃO

Há vários tipos de ORAÇÃO e cada tipo tem as suas regras, que não podem ser misturadas. Por exemplo, não se usam as regras de basquetebol quando joga futebol. Do mesmo modo, em relação à Oração, não pode aplicar regras que são utilizadas na Oração de Intercessão com as regras utilizadas na Oração da Fé Por Si Mesmo.

Há vários tipos de Oração que poderiam ser enumerados do seguinte modo:

1- Oração da Fé

2- Oração de Consagração e Dedicação a Deus

3- Oração no Espírito

4- Oração de Concordância

5- Oração de Intercessão

6- Oração de Entrega de Problemas a Deus

7- Oração de Louvor e Adoração

8- Oração de Argumentar o Seu Caso Com Deus

Esta lista poderá não estar exaustiva, mas creio que descreve os tipos de Oração mais importantes

1- ORAÇÃO DA FÉ

Ver a lição sobre “ORAÇÃO DA FÉ”

2- ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO E DEDICAÇÃO A DEUS

Este tipo de oração diz respeito à direção e orientação para a sua vida e não tem a haver com o receber coisas de Deus, as quais Ele já tem prometido.

Este tipo de Oração está baseado em Mateus 6: “… venha o teu Reino, seja feita a Tua Vontade …” (Mateus 6:9-13)

Ver ponto “Princípios Básicos” nesta mensagem.

Cristianismo não é vir a Deus só quando preciso Dele e só para “sacar” bênçãos.

Cristianismo é:

1- Viver uma Vida Santa – Santificaçäo do Pecado e do Mundo

2- Servir a Deus – Consagração a Deus

Mateus 6:33 – “Mas, buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos seräo acrescentadas”.

Para podermos servir a Deus, Ele nos Reveste com o Seu Poder. Note que o poder de Deus não nos é dado para o nosso ganho pessoal.

CONSAGRAÇÃO – É você separar-se para fazer a Vontade de Deus, para trabalhar para Deus.

Trabalhar para Deus não significa que você vai deixar o emprego e ser Pastor amanhä. Significa sim, fazer algo no seu emprego; como testemunhar de Jesus, e fazer algo à Igreja como: ser Assistente, Músico ou Colaborador de G.F., etc., etc. Isso é consagrar-se e trabalhar para Jesus.

DEDICAÇÃO – É você estar disposto a fazer aquilo que Ele quer. Isaías 1:19 – “… pronto e obediente”.

Exemplo de Jesus

Lucas 22:42 – “Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”

a) Algumas pessoas pensam porque Jesus orou, “Se queres…”, que deviam orar “Se for a Tua Vontade” em toda a oração.

b) Jesus aqui não estava a orar para receber alguma coisa de Deus.

c) Jesus estava a consagrar-se a Deus Pai e a dedicar-se para fazer exatamente aquilo que o Pai desejava. Jesus sabia que ia levar o pecado de todos nós, que ia morrer e ia para o inferno. E isso o fazia sofrer terrivelmente,pois significava Jesus separar-se de Deus. Por isso é que Jesus disse: “Pai, se for da Tua Vontade …”

d) Este tipo de Oração é feito quando você separa a sua vida para Deus o usar, para ir a qualquer lugar fazer aquilo que Ele quer.

e) Este é o único tipo de oração em que a frase “Se for esta a tua vontade” deve ser usada. Usar esta frase em outros tipos de oração produzirá falta de fé.

f) Quando estiver a orar por alguma coisa que Deus já prometeu na Sua Palavra, você não precisa orar “Se for esta a Tua vontade”, porque a Palavra de Deus é a Sua vontade. Se tentar orar dessa maneira na ORAÇÃO DA FÉ, é falta de fé e não funcionará.

Este tipo de oração diz respeito à direção e orientação para a sua vida e não tem a haver com o receber coisas de Deus, as quais Ele já tem prometido.

Este tipo de oração mantém o seu coração aberto para que você possa fazer o ministério que Deus quer que faça.

3- ORAÇÃO NO ESPÍRITO

A-  É o resultado de um cristão ser Batizado com o Espírito Santo.

O Batismo com o Espírito Santo é um fenômeno subrenatural, descrito na Bíblia, e que acontece ainda nos dias de hoje

Quando um cristão é Batizado com o Espírito Santo, ele passa a “falar em línguas” ou , como também se diz, passa a orar no espírito

B- O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

1) As ultimas Instruções de Jesus – Atos 1:4,8 (ler)

2) O Que Aconteceu No Dia de Pentecostes – Atos 2:1-18 (ler)

3) O Batismo no Espírito Santo é Para hoje – Atos 2:38-39 (ler)

4) O Batismo no Espírito Santo é o Poder de Deus para a nossa vida:

a) Para Vencermos este Mundo

b) Para Vencermos as Tentações

c) Para Vencermos o Diabo

d) Para a Nossa Vida Pessoal

e) Para Ajudarmos os Outros

f) Para Orarmos pelos Outros

g) Para Evangelizarmos o Mundo

Jesus aqui na Terra não fez nada de especial até ao dia em que ele foi Revestido com o Poder do Alto.

Só a partir desse dia em diante, Ele fez Milagres, Curou os Cegos, Pregou as Boas Novas, etc.

C- ACERCA DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

1) Deus já deu o Espírito Santo no dia de Pentecostes. Desde esse dia que o Espírito Santo está neste mundo. Cabe a nós receber o dom do Espírito Santo. Não é preciso pedir a Deus para nos batizar com o Espírito Santo. A atitude correta é vir a Jesus e receber este batismo.

2) Todo aquele que é nascido de novo está pronto a receber o Espírito Santo (João 7:38,39; Atos 2:38)

3) É bíblico receber o Espírito Santo por imposição de mãos (At 8:17;9:17; 19:6).

4) Com o Batismo no Espírito Santo, vem o Dom de ” falar em línguas”, ou ” orar no espírito”

D- O QUE É FALAR EM Línguas

1) I Coríntios 14:2 (ler)

– É o nosso espírito a falar com Deus

I Coríntios 14:14 (ler)

– O nosso espírito ora, mas a mente não percebe

2) I Ts.5:23 – Somos um espírito

– Temos uma alma

– Vivemos dentro de um corpo

– Deus é o Pai dos “espíritos”

– A Alma é diferente do espírito

– Os nossos corpos são o Templo (casa)do Espírito Santo

A VOZ do CORPO – Sentimentos

A VOZ da ALMA – Raciocínios, pensamentos

A VOZ do ESPÍRITO – Falar em Línguas

Portanto, o “Falar em Línguas”, ou ” orar no espírito ” é o seu espírito a falar com Deus.

E- PARA QUE SERVE FALAR EM Línguas

Entre muitas coisas, orar no espírito, ou falar em línguas serve para:

1) Para Edificação Espiritual – 2) Para Orar 100% de Acordo Com a Vontade de Deus

1) Para Edificação Espiritual

I Coríntios 14:4 – “O que fala em língua estranha edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza edifica a Igreja”

Edificar-se a si mesmo é no mesmo sentido de quem está carregando as “baterias espirituais”. Todos os dias você deve orar em línguas para “carregar as suas baterias” (Judas 20; Provérbios 4).

2) Para Orar 100% de Acordo Com a Vontade de Deus

Romanos 8:26,27 – “E da mesma maneira também o espírito ajuda as nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

Ninguém sabe orar como convém. Mas ao orar em línguas fará a oração perfeita porque é o Espírito Santo que orará, usando-se de si.

É a melhor maneira de você orar – pelos seus filhos

– pelo seu marido

– pelos seus Amigos

– por Assuntos Difíceis

4- ORAÇÃO DE CONCORDÂNCIA

Esta Oração pode ser baseada em Mateus 18:18-19 – “Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.

Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.”

Quando duas ou mais pessoas concordam em relação a alguma coisa ou alguma situação, se orarem nesse sentido, vai mesmo acontecer o que concordaram.

Você pode usar este tipo de Oração para Promessas escritas de Deus ou para a sua vida privada.

5- ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

A- O QUE É INTERCESSÃO

É orar pelos outros, para derrubar as muralhas que o diabo construiu em redor deles. É derrubar as prisões onde o diabo as prendeu.

Intercessão é lutar no mundo espiritual,a favor de uma outra pessoa, através

B- CARACTERÍSTICAS DE UM INTERCESSOR

– Gasta tempo a orar, interceder pelos outros

– Toma o lugar, a posição do outro (que está prisioneiro de satanás)

– Jamais desiste.

– Mantém a sua posição até que se vejam os resulta

dos pretendidos

C- EXEMPLOS DE INTERCESSÃO

Abraão/ Sodoma e Gomorra (Gênesis 18:23-33)

Moisés / Uma pessoa de cada lado (Êxodo 17:11-13)

Moisés / O Bezerro de Ouro (Êxodo 32:9-14)

Pedro na Prisão / Os irmãos intercediam (Atos 12:4-16)

D- OS DIFERENTES ASPECTOS DA INTERCESSÃO

1) Interceder por alguém, para Salvação para …

2) Interceder por um País

NOTE: Não é Deus que tem que libertar o País.

Somos nós. Foi a nós que Ele comissionou, como Soldados que fossemos CONQUISTAR a terra ao diabo.

Então, neste contexto, a Intercessão é uma LUTA.

Estamos lutar contra os exércitos do inimigo.

3) Meter uma “cunha” a Deus

“Deus não permitas … porque eu sei que ele vai mudar …”

Exemplo de Abrão / Sodoma e Gomorra (Gênesis 18:23-33)

Exemplo de Moisés / Deus Arrependeu-se (Êxodo 32:9-14)

Esta é a verdadeira Intercessão.

Nestes casos, não se trata duma Guerra contra demônios, mas sim, alguém serve de Intermediário, porque se Deus fosse falar diretamente com a Pessoa, ele teria que trazer Julgamento.

Assim, o Intercessor vai à pessoa em falta e diz-lhe:

“Vê se pões a tua vida direita, diante de Deus, para que não sofras as conseqüências”.

Exemplo de Jesus – É o nosso Intercessor.

E. INTERCEDER POR ALGUÉM

Interceder por alguém NÃO GARANTE os resultados, porque a VONTADE PRÓPRIA da pessoa também está envolvida.

O que se faz é:

1º Você liberta essa pessoa, da influência do diabo, liberta a mente dessa pessoa, para que ela se possa decidir por Jesus.

2º Pede a Deus que envie alguém que lhe fale da Salvação

3º Cabe agora à pessoa FAZER A DECISÃO

Intercessão não é você impor a sua Vontade, o que você acha, para a vida da outra pessoa. Isso seria Manipulação, e é precisamente o que muito irmão (sem se aperceber) está a fazer a outros.

F. INTERCEDER POR UM PAÍS – GUERRA

1) Quem deve fazê-lo?

Nós. Todo o cristão é um Sacerdote (Apocalipse 1:6)

2) Como Fazê-lo?

A Guerra Espiritual é contra demônios e não Pessoas ou Políticos (Efésios 6:12)

Com as Armas Espirituais – Efésios 6:12-18

* A Palavra

* O Nome de Jesus

* Oração no Espírito

* Louvor e Adoração

* Oração de Concordância

3) Até quando se intercede por um assunto?

Até se ver os resultados desejados

7- ORAÇÃO DE ENTREGA DE PROBLEMAS

Há pessoas que têm Problemas na Vida:

Com Finanças, Com Saúde, Com a Família, Com o Negócio, etc.

Será que Deus se preocupa com isso?

Será que Deus tem tempo para essas coisas?

Sim. Deus tem um Milagre para si, Hoje.

O que fazer então?

1º – DEPOSITE O SEU PROBLEMA AOS PÉS DE JESUS

2º – PEÇA A DEUS SABEDORIA para essa situação

3º – Enquanto espera pela salvação, OLHE PARA JESUS E NÃO PARA O PROBLEMA

NOTA: Preocupação, Ansiedade … são “Ervas daninhas” com que o diabo tenta “SUFOCAR” a Palavra de Deus, para tentar que essa Semente não dê Frutos Marcos 4: …

1) Deposite o seu Problema aos Pés de Jesus

Salmo 55:22 – “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá”.

I Pedro 5:7 – “Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele cuida de vós”.

Filipenses 4:6 e 7 – “Não estejais inquietos… antes as vossas Petições sejam conhecidas…”

Muita gente quando tem um Problema, vai tentar resolvê-lo sozinha, sem consultar a Deus.

E só depois de baterem com a cabeça na parede, e de tudo ficar cada vez pior … é que se lembram de Deus.

Ponha a Deus em primeiro lugar. Não ande atrás de dinheiro e de “Coisas”. Ande atrás de Jesus, e todas as Coisas virão ter a si.

Mateus 6:25-33 – Não andeis cuidadosos quanto ao que haveis de comer, de vestir, etc.

– Olhem para as aves que não trabalham e Deus as alimenta.

– Será que se vocês se preocuparem resolvem o Problema?

– (V. 33) – BUSCA 1º A DEUS E TUDO O RESTO TE SERÁ ACRESCENTADO

Salmo 127: 1 e 2 – “Se o Senhor não edificar a Casa, em vão trabalham os que a edificam.”

– “Inútil vos será levantar cedo e deitar tarde se …”

Salmo 37:5 e 7 – “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e Ele tudo fará.”

– Descansa no Senhor, espera n’Ele.

Muita gente, cristãos e tudo, passam a vida PREOCUPADOS.

SOLUÇÃO:

1º – Reconheça que tem um problema, ansiedade … e

que está tentando resolvê-lo por si só.

2º – Pegue no problema e entregue-o a Jesus

Dê o problema a Jesus

(Fazer um exemplo) – “Senhor Jesus está aqui o meu Problema …”

* Jesus é um Gentleman – Só intervirá se você lhe pedir”

3º – Jesus resolverá o Problema

* Entregar o Problema a Jesus não significa ficar em Casa a dormir.

Significa você fazer tudo o que sabe que deve fazer

e fazer tudo o que a Palavra diz acerca do assunto.

* Neste processo Deus

a) Pode dizer-lhe para fazer algo

– Perdoar … FAÇA

b) Pode não dizer nada – NÃO FAÇA NADA ACERCA DO ASSUNTO

* Uma Vez que Deu o Problema a Jesus

Nunca mais o vá buscar

8- ORAÇÃO DE LOUVOR E ADORAÇÃO

Deus Habita no Seio do Louvor do Seu Povo

Salmo 22:3 – “Porém tu és Santo, o que habitas entre os louvores de Israel.”

Orar é ter Comunhão com Deus.

Assim, se queremos estar na presença de Deus, temos que o Louvar, para Ele vir até nós e estar conosco.

DIFERENÇA ENTRE AÇÃO DE GRAÇAS LOUVOR e ADORAÇÃO

1) Ação de Graças – é nós agradecermos a Deus

– pelas coisas que Ele nos fez.

– pelas coisas que Ele nos deu.

2) Louvor

É nós enaltecermos a Deus pelo que Ele é.

É nós elogiarmos a Deus pelos grandes atributos que Ele tem.

3) Adoração

É nós prestarmos homenagem ou Respeito elevado a Deus.

Pode-se Adorar a Deus por Palavras, por Ações e por Atitudes.

…A mulher que lavou os pés de Jesus com as suas lágrimas e beijou os pés a Jesus.

O Homem é uma criatura que por Natureza Adora alguém.

A questão está em quem é que ele adora?

O Homem foi feito para Adorar a Deus, mas no entanto, com a queda de Adão e Eva, a Humanidade se separou de Deus e começou a adorar outras coisas:

– ídolos (estátuas, santos de pau e de pedra).

– Pessoas (políticos importantes, um familiar muito querido…)

– Dinheiro

– Coisas que possui

– Falsos deuses – Budas…

MODOS DE LOUVAR A DEUS

1- De mãos levantadas …………. Salmo 63:4

2- Prostrado e de joelhos……….. Salmo 95:6 e 7

3- Com Cântico ………………….. Salmo 69:30

4- Com Brados de Júbilo ……….. Salmo 98:4

5- Com Dança ……………………. Salmo 150:4

6- Com Instrumentos …………… Salmo 150:3-5

7- Batendo Palmas ………………. Salmo 47:1

8- Usando outras linguas ………. I Cor. 14:15-17

9- ORAÇÃO DE ARGUMENTAR O SEU CASO COM DEUS

Isaías 43:25-26

Gênesis 18:23-25 – Abraão argumenta o seu caso com Deus acerca de Sodoma e Gomorra

– Moisés argumenta o seu caso com Deus, quando Deus quer matar os judeus todos e começar tudo de novo, por causa do Bezerro de Ouro

Mas, Deus arrependeu-se

Nº. 10 – DEPENDA SEMPRE DO ESPÍRITO SANTO

A- INTRODUÇÃO

1) Jesus era 100% Deus e 100% Homem. Mas Jesus nunca actuou na Terra como Deus. Jesus foi em tudo tentado como nós, mas nunca falhou. Jesus venceu o Mundo.

Porquê? Porque foi revestido com o Poder do Alto.

Como é que este Poder lhe veio?

Ao ser baptizado no Espírito Santo – Lucas 3:21-22 (ler)

Jesus venceu as tentações, no Poder do Espírito Santo – Lucas 4:1-13 (ler)

Jesus curava os cegos, mudos… no Poder do Espírito Santo – Lucas 4:18-19 (ler)

2) Jesus foi em tudo o nosso Substituto, para em tudo nos dar o exemplo. Por isso Jesus disse que aquele que n’Ele cresse, faria as mesmas obras que Ele fez, e maiores ainda – João 14:12 João 14:16-17

– Porque faríamos as mesmas obras?

– Porque Jesus nos enviaria o Espírito Santo que ajudou Jesus a vencer este mundo.

Jesus nunca sofreu – Pobreza, – Doenças, – Opressão, depressão…

Quando Jesus precisou de pagar os impostos, um peixe trouxe-lhe o dinheiro.

Quando Jesus foi confrontado com uma tempestade, Ele a repreendeu e o mar ficou calmo e o vento parou.

3) Quando você recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador, Jesus o fez:

– Filho de Deus

– Um Rei, mais que vencedor.

Mas, para usufruir disto, terá que ser revestido do Poder do Alto, como Jesus foi, e que prometeu a todos nós e que só vem pelo Batismo no Espírito Santo.

Só assim, você poderá lutar na força de Deus e não com a sua força, sua inteligência

(Efésios 6:10-12).

B- QUEM É O ESPÍRITO SANTO

É a 3ª pessoa de Deus. É uma pessoa. Não é uma coisa. É a 3ª pessoa de Deus que está Hoje na Terra.

Gênesis 18:1-3 – E 3 varões apareceram a Abraão.

Gênesis 1:1 e 2 – O ESPÍRITO SANTO estava na Criação da terra.

Gênesis 1:26 e 27 – ” ” ” ” ” do Homem.

Lucas 3:21e22 – O ESPÍRITO SANTO estava em Jesus.

Lucas 4:17-19 – Jesus sempre foi e é Deus

Mas quando veio à terra Ele se despiu do Poder e Glória de Deus. Jesus andou como qualquer homem. Só que Jesus foi Revestido do Poder do Alto.

ESPÍRITO SANTO – e foi o ESPÍRITO SANTO que através de Jesus curava os doentes….

C- O ESPÍRITO SANTO NO V.T./ N.T.

No V.T. – O ESPÍRITO SANTO vinha sobre algumas pessoas – Profetas

O Povo tinha que consultar os Profetas para saberem a Direção de Deus.

– Ex. – Moisés \ David \ Elias \ Eliseu…

No N.T. – O ESPÍRITO SANTO vive “dentro” de cada crente

– O Povo de Deus já não precisa de Consultar os

Profetas para Saberem a Direção de Deus.

– O ESPÍRITO SANTO vive dentro de cada um.

– não sabeis que sois o templo do ESPÍRITO SANTO..?

João 14:16 e 17 – …habita convosco e estará em vós.

D- LISTA DAS COISAS QUE O ESPÍRITO SANTO FAZ

O ESPÍRITO SANTO é a 3ª pessoa de Deus que está na Terra para o Ajudar – a ver e conhecer Jesus – a guiá-lo – a fortalecê-lo – …

Então é vital que você o conheça muito bem.

1- O ESPÍRITO SANTO OUVE E FALA

Ele é uma pessoa

Ele Ouve e Fala para guiar – a sua Igreja \ a sua Vida pessoal

a) Atos 8:26-40 – Filipe e o Eunuco

– (v.29) … e disse o ESPÍRITO SANTO

b) Deus 1º mandou Filipe para um lugar

– Só depois de obedecer à 1ª parte, Deus lhe deu as instruções da 2ª parte.

– Nota: o ESPÍRITO SANTO fala quando andamos em Oração.

c) ATOS 10:1-20 – Pedro e o Centurião

– (v.19)… e disse o ESPÍRITO SANTO

d) ATOS 13:1-4 – O ESPÍRITO SANTO manda na IGREJA

– Paulo e Barnabé separado para a obra de Deus, não por homens mas pelo Sr. ESPÍRITO SANTO

2- O ESPÍRITO SANTO INTERCEDE ATRAVÉS DE NÓS

Rom. 8:26 e 27 – Ninguém sabe orar como convém

– Ao Orar em línguas o ESPÍRITO SANTO faz a Oração Perfeita.

3- O ESPÍRITO SANTO CONVENCE O MUNDO DO PECADO

João 16:7 e 8 – convinha que Jesus fosse…

– … o ESPÍRITO SANTO convencerá do pecado.

Não é Você que deve tentar convencer os outros. É o Sr. ESPÍRITO SANTO

Você só deve “Semear” a Palavra de Salvação

Nem deve dar grandes testemunhos. Deve antes “Semear” a Semente de Salvação

Marcos 4: – Todo o Reino de Deus … –

Nas nossas Reuniões, no final da Pregação eu falo da

Salvação, e o Sr. ESPÍRITO SANTO. Convence as pessoas.

Não puxe pelos colarinhos das pessoas…

4- O Espírito SANTO ATRAI AS PESSOAS A JESUS

É o ESPÍRITO SANTO que “ATRAI” as pessoas a Jesus

Quem é pois a chave para atrair pessoas às reuniões duma igreja?

É ter a Igreja toda muito bem arrumada e organizada ? – NÃO

É TER A PRESENÇA DO Espírito SANTO

5- O ESPÍRITO SANTO CONSOLA

6- O ESPÍRITO SANTO ENSINA

Os discípulos aprenderam mais depois que Jesus foi para o Céu do que durante a Sua estadia.

Porquê…

7- NOS ANUNCIARÁ O FUTURO

a) I Tim. 4:1 – nos últimos dias pessoas se apartarão da Fé em Cristo

b) O ESPÍRITO SANTO lhe mostra o Futuro, para guiar para lhe dar uma visão para lhe dar uma meta

c) Dons do ESPÍRITO SANTO – Conhecimento – Sabedoria

8- O ESPÍRITO SANTO NOS MOSTRA E REVELA A JESUS

O ESPÍRITO SANTO não fala de Si mesmo

O ESPÍRITO SANTO só fala e aponta para Jesus

O ESPÍRITO SANTO nunca levará alguém enaltecer outra pessoa

Por Ex. – Em Profecias

Nós devemos JULGAR os Profetas para ver se vêem ou não da Parte de Deus.

1º – Está de acordo com a Palavra de Deus?

2º – Exalta a Jesus?

9- O ESPÍRITO SANTO NOS GUIA NA VIDA PESSOAL E NA IGREJA

João 16:12 e 13 – Jesus podia ensinar muito

– Mas o ESPÍRITO SANTO vinha para …

a) Na Vida Pessoal

Devemos ser sempre guiados pela Palavra

Mas há situações que não vêem lá na Bíblia

Ex: se devo ou não fazer este negócio para onde me dirijo para um Emprego

Dar o Exemplo com alguns irmãos: Em vez de Consultar o Vizinho, o irmão… Consulte a Deus

E é o ESPÍRITO SANTO que lhe vai GUIAR

b) Na Igreja

-Atos 13:1, 2, 3 e 4

– O ESPÍRITO SANTO na Igreja escolheu quem deveria vir trabalhar na Obra de Deus Não é quem nós “achamos”.É quem o ESPÍRITO SANTO escolher

Atos 16:6-9

– Paulo foi impelido de Pregar a Palavra na Ásia.

– Há tanto Pastor Líderes a tentarem fazer coisas para Deus.

Mas Deus nunca lhes pediu que as fizessem. Por isso ESSAS COISAS não dão Fruto.

” Sim irmão mas eu acho que… é mesmo muito bom porque…

Mas o que é que o Sr. ESPÍRITO SANTO acha?

c) Como Ser Guiado Pelo ESPÍRITO SANTO

1º – Ore em línguas todos os dias

2º – Medite na Palavra de Deus

3º – Ouça a Palavra de Deus

4º – Seja Obediente à Palavra, instantaneamente

Suponhamos que você tem um ASSUNTO e precisava de Saber a Vontade de Deus:

– Traga esse assunto a Deus – “Pai …”

– Ore em Línguas durante 1 dia, 2 dias, 1 semana, 1 mês – Romanos 8

– Deus vai implantar no seu espírito a Resposta

– Sentimento de Veludo – Sinal Verde

– Sentimento de …. – Sinal Vermelho

10- O ESPÍRITO SANTO NOS AJUDA A LOUVAR EM Línguas

Ef. 5:18-19 – ” E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração”

I Co. 14:14-15 – “Porque, se eu orar em língua estranha, o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”.

O Louvor do mais alto grau é louvar em Línguas

ORAR EM Línguas – Pela sua Família

– Por algum assunto seu

– Pelos Pastores da Igreja, Músicos, Líderes G.F.;

– Pelas Reuniões de Domingo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Captcha carregando...